SÍTIO NOVO – O ex-prefeito Clidenor Simões Plácido Filho é alvo de quatro denúncias do Ministério Público (MP) referentes a irregularidades na prestação de contas do exercício financeiro de 2007, quando o gestor administrava o município.
Das denúncias contra o ex-prefeito, três foram motivadas pela ausência de processos licitatórios para aquisição de produtos e serviços diversos, como gêneros alimentícios, aluguel de veículos e outros equipamentos, peças para máquinas, materiais elétricos, entre outros. As despesas não licitadas atingem o valor total de R$ 2.072.302,44.
A quarta denúncia contra Simões Filho refere-se ao descumprimento da norma constitucional que determina que Estados e municípios invistam em educação pelo menos 25% da arrecadação de tributos.
Segundo relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), em 2007, o município aplicou apenas 18,47% das receitas na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Conforme observou o Grupo de Promotores Itinerantes, a irregularidade cometida é infração penal por se constituir em crime de responsabilidade previsto no Decreto–Lei nº 201/67, uma vez que o acusado aplicou indevidamente verbas públicas.
Saiba Mais
- GAECO realiza mandados de busca na Operação Occulta Nexus
- Após inspeção, MP-MA cobra alimentação adequada para crianças em casa de acolhimento
- CNMP arquiva ação de promotoras contra ex-PGJ do Maranhão
- Fátima Travassos toma posse como corregedora-geral do MPMA
- Formada lista sêxtupla do MP para vaga do quinto constitucional do TJMA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.