SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS – A agroindústria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Raimundo das Mangabeiras, produziu um produto peculiar: uma geleia de maracujá combinada com pimenta-malagueta.
Alunos e servidores do campus participaram da análise sensorial promovida pela pesquisadora e técnica de Alimentos e Laticínios do IFMA, Raissa Almeida Gomes.
De acordo com a pesquisadora, o objetivo da atividade foi avaliar a aceitação e a intenção de compra de geleia de maracujá com pimenta, de forma a identificar a viabilidade de levar esse produto ao mercado.
“A análise sensorial é uma importante ferramenta utilizada pelas indústrias para identificar os anseios e expectativas dos consumidores em relação aos seus produtos, bem como avaliar a aceitabilidade mercadológica dos mesmos”, explicou.
Para realizar a análise, a pesquisadora contou com a participação de 100 julgadores não treinados, os quais apreciaram a geleia de maracujá formulada com três concentrações diferentes de pimenta-malagueta.
O estudante Elias Oliveira considerou positiva a oportunidade da degustação da geleia. “Acho de grande importância o conhecimento de novos produtos”, disse ele, observando que o estudo lhe deu a oportunidade de aprender a selecionar os alimentos que mais atendem às suas expectativas quanto ao sabor, aroma e cor.
Os resultados obtidos pela análise sensorial da geleia de maracujá com pimenta serão tabulados e avaliados para identificação da formulação mais aceita entre os participantes do estudo. Posteriormente, as conclusões quanto à aceitabilidade e intenção de consumo do produto servirão de parâmetro para a fabricação da geleia.
Saiba Mais
- TAC estabelece reajuste de 6% para professores em São Raimundo das Mangabeiras
- MP firma TAC para regularizar transporte escolar em São Raimundo das Mangabeiras
- IFMA: ex-aluno lança livro sobre a trajetória de superação
- Jovem é morto às margens de rio em Mangabeiras
- Geleia de maracujá e pimenta premiada em Imperatriz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.