Retrospectiva 2022

Flávio Dino deixa o governo, Duarte assume e deixa liderança na Alema: um abril de despedidas na política

Devido ao cumprimento do calendário eleitoral, Flávio Dino renuncia ao governo. O deputado estadual Duarte Jr assumiu e foi deposto do cargo de líder do governo em poucas semanas. veja como foi o mês de abril.

Ipolítica

BRASIL - Flávio Dino renunciou ao cargo de governador do Maranhão no dia 02 de abril. Pré-candidato ao Senado, a decisão foi tomada em obedecimento ao que estabelece a legislação eleitoral.

“Informo que, em obediência à legislação, apresentei minha renúncia ao cargo de governador do Maranhão. Dediquei-me obstinadamente a fazer o melhor que me era possível. Lutei e seguirei lutando por um Maranhão de Todos Nós. Agradeço a Deus e à confiança de todos”, escreveu Dino.

Flávio Dino tornou-se oficialmente ex-governador do Maranhão no dia 02 de abril de 2022.

Relembre aqui

Os vereadores de São Luís elegeram, por aclamação, Paulo Victor (PCdoB), presidente da Câmara Municipal de São Luís no dia 04 de abril. O parlamentar não teve concorrência na eleição da mesa diretora da Casa. Até semana passada, o vereador do PCdoB tinha como adversário o colega Gutemberg Araújo (PSC), que após ter dificuldades de articulações, abdicou de disputar a presidência da Câmara.

Paulo Victor não teve concorrência na disputa pela Presidência da Câmara Municipal

Relembre aqui

Pouco tempo após ser eleito presidente da Câmara, cargo que deve assumir em 2023, o vereador Paulo Victor (PCdoB) foi anunciado na Secretaria de Estado da Cultura. “Após vencer uma das missões mais complexas de minha vida política, recebo a indicação do amigo e nosso governador Carlos Brandão para assumir a Secretaria de Estado da Cultura. E para honrar mais esse grande desafio, estou me licenciando da Câmara de São Luís para seguir no Governo do Maranhão. Ano que vem retorno para presidir a Casa Legislativa. Agora a nossa meta é fazer o melhor São João de todos os tempos no Maranhão para que todos os maranhenses possam matar a saudade desse período que tanto amamos”, disse Paulo Victor na época.

Carlos Brandão anunciou candidata eleito nas eleições da Câmara de São Luís como secretário de Cultura.

Relembre aqui

Apoiadora da empreitada de Weverton Rocha pelo governo, a senadora Eliziane Gama (Cidadania) abandonou a candidatura do colega no dia 07 de abril. Ela fez o comunicado por meio de suas redes sociais e declarou apoio ao governador Carlos Brandão (PSB)

"Respeito a decisão do colega Weverton em continuar com sua candidatura, mas vou pela unidade, reafirmando nosso apoio ao amigo Flávio Dino ao Senado e pra governador apoiaremos Carlos Brandão em nome do desenvolvimento do MA implantado pelo gov Flávio Dino”, escreveu nas redes sociais a senadora.

Eliziane Gama abandonou a candidatura de Weverton Rocha em abril

Relembre aqui

Após atacar a bancada federal maranhense, o deputado estadual Duarte Júnior (PSB) recuou e admitiu ter errado ao fazer as acusações. “Errei. A indignação me fez cometer um erro ao generalizar a atuação da bancada federal do Maranhão. Temos muitos Deputados Federais sérios e combativos. A eles tentarei me juntar, humildemente, para lutar pela melhoria da situação de nossas rodovias federais”, escreveu em seu perfil em rede social. 

O pedido de desculpas ocorreu logo depois da reação de alguns membros da bancada maranhense, dentre eles, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), contra ataques feitos contra os parlamentares.

Deputado pediu desculpas após repercussão negativa de ataques contra deputados federais.

Relembre aqui

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, em transmissão ao vivo por uma rede social, perdão da pena ao parlamentar Daniel Silveira. Ele fora condenado a 8 anos e nove meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão aconteceu em menos de 24 horas após decisão contra o deputado.

O perdão da pena pode ser concedido pelo presidente da República por meio de decreto. Bolsonaro afirmou que o ato seria publicado no "Diário Oficial da União", o que se efetivou logo após o anúncio, em edição extra da publicação.

Além dos oito anos e nove meses de prisão em regime fechado por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal e a instituições, os ministros do STF também determinaram a perda do mandato e dos direitos políticos do deputado bolsonarista e multa de cerca de R$ 200 mil.

Bolsonaro perdoou Daniel Silveira após condenação dada pelo STF

Relembre aqui

O ex-presidente da República, José Sarney, recebeu, na sexta-feira, 22 de abril, a Medalha Cândido Mendes, principal comenda do Tribunal de Justiça do Maranhão. A homenagem foi indicada pelos desembargadores Jorge Hachid e Jamil Gedeon e entregue pelo presidente do TJ, desembargador Lourival Serejo.

Ex-presidente foi homenageado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.

Relembre aqui

A Polícia Federal deflagrou, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), operação em investigação contra fraudes na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste em meio à pandemia da Covid-19.

Batizada de Cianose, a ação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Salvador - cujo governador, Rui Costa (PT), era o presidente do colegiado à época das malsucedidas compras -, no Distrito Federal, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As autorizações foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Polêmica compra de respiradores por Consórcio Nordeste desencadeou operação da PF.

Relembre aqui

Poucas semanas após assumir a liderança do Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão, o deputado estadual foi retirado pelos membros do bloco governista. Nove parlamentares assinaram documento encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), comunicando o nome do professor Marco Aurélio para liderar o grupo.

Duarte Júnior foi escolhido por sete dos 12 membros do blocão governista ainda em fevereiro após ele discursar sobre a composição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa. 

 

Relembre aqui

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.