SÃO LUÍS - A Câmara Municipal de São Luís aprovou, em primeiro turno, o Orçamento de São Luís 2026, durante sessão realizada nesta quarta-feira (11). A votação final ficará para depois do Carnaval, após o cumprimento do interstício regimental de 10 dias entre os turnos.
A sessão foi realizada em cumprimento a determinação judicial relacionada à tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
A proposta estima receita e fixa despesa do município em R$ 6.031.163.583,55 para o exercício de 2026.
Regime de urgência foi rejeitado
A votação em regime de urgência, proposta pelo líder do governo, vereador Dr. Joel, foi rejeitada pela maioria dos vereadores.
Com isso, o Orçamento de São Luís 2026 seguirá o rito normal de tramitação até a votação em segundo turno.
O presidente da Comissão de Orçamento, vereador Raimundo Penha, informou que o relatório apresentado contém duas emendas, sendo uma delas para incluir o passe livre estudantil.
PPA também é aprovado
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da gestão municipal para os próximos quatro anos.
Também foi aprovada emenda que inclui o passe livre estudantil no PPA.
O PPA orienta as ações do Executivo municipal e serve de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da própria Lei Orçamentária Anual (LOA).
A votação definitiva do Orçamento de São Luís 2026 deve ocorrer após o recesso de Carnaval, quando os trabalhos legislativos forem retomados.
Saiba Mais
- Economistas veem pouco espaço para investimentos no Orçamento 2026
- Nota técnica divulgada por consultorias do Congresso diverge de parte dos vetos ao Orçamento
- Orçamento de São Luís para 2026 é recorde e ultrapassa R$ 6 bilhões
- Congresso deve votar nesta sexta Projeto de Lei Orçamentária 2026
- Congresso deve votar Orçamento de 2026 na próxima semana, diz Davi Alcolumbre
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.