Em São Luís

Mais de 20 siris são encontrados mortos na Lagoa da Jansen

Os animais foram localizados às margens da laguna, em meio a lixo, restos de comida, plásticos e objetos descartados, como sapatos.

Imirante.com

Durante a ação, foram coletadas amostras da água da lagoa, que passarão por análises laboratoriais.
Durante a ação, foram coletadas amostras da água da lagoa, que passarão por análises laboratoriais. (Foto: reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Mais de 20 siris foram encontrados mortos nos últimos dias em um trecho da Lagoa da Jansen, em São Luís. O caso está sendo investigado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Maranhão (SEMA), que apura as possíveis causas da mortandade.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Os animais foram localizados às margens da laguna, em meio a lixo, restos de comida, plásticos e objetos descartados, como sapatos. Diante da situação, técnicos da SEMA estiveram no local nesta quinta-feira (22) para realizar uma vistoria.

Mais de 20 siris morrem na Lagoa da Jansen

Durante a ação, foram coletadas amostras da água da lagoa, que passarão por análises laboratoriais. Segundo a secretaria, o resultado dos exames deve ser divulgado em até uma semana.

Ainda de acordo com a SEMA, os siris não foram recolhidos para análise por não haver um grupo especializado para esse tipo de procedimento. Até o momento, a causa da morte dos animais não foi confirmada.

Especialistas apontam que a ocorrência pode estar relacionada a um desequilíbrio ambiental na lagoa, possivelmente provocado pela poluição ou pela presença de algum componente tóxico na água.

Poluição pode ter causado morte de siris em São Luís

Integrantes da Associação Amigos da Lagoa da Jansen afirmam que já fizeram diversas tentativas de contato com o poder público, solicitando melhorias para a área, mas relatam que não obtiveram respostas efetivas.

Em nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente informou que realiza monitoramento e fiscalização ambiental de forma contínua no Parque da Lagoa da Jansen e que adotará as medidas necessárias após a conclusão das análises físico-químicas e bacteriológicas da água.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.