Você trabalha sem medo (de verdade)?
Você sabe o que é segurança psicológica e a importância dela para a produtividade nas empresas? O Professor de Negócios, PhD, Fernando Coelho, traz dicas importantes para empresários e líderes.
Quem nunca ouvir aquela máxima dentro de uma empresa: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, ou ainda: “quem aluga o seu, não escolhe onde sentar”, e também tem aquela: “você não é pago para pensar, é pago para fazer”.
Agora imagina um local onde você não pode emitir sua opinião (mesmo que técnica), precisa executar absolutamente tudo que a chefia manda sem fazer mais perguntas e em hipótese alguma pode pensar minimamente diferente.
Esse lugar existe! De acordo com um relatório intitulado “Falando sobre voz: experiências dos funcionários” e publicado pela CIPD, 25% dos colaboradores “raramente ou nunca” têm oportunidade de levantar ideias ou preocupações para melhorar a organização. Uma outra investigação conduzida pelo Google, sobre efetividade de times, “segurança psicológica” apareceu como o fator mais importante (acima de “quem está no time”).
Times que sentem que tem liberdade para expressar suas ideias, opiniões e sugestões são mais engajados, comprometidos e produtivos, mas, o que olhamos muitas vezes são líderes opressores e autoritários que não abrem espaço para o diálogo.
Você conhece alguma empresa assim?
Se você é empresário ou líder em uma empresa, estimule a segurança psicológica em seu ambiente. Segurança psicológica é a crença compartilhada de que o time é um ambiente seguro para assumir riscos interpessoais, por exemplo: admitir erro, pedir ajuda, fazer perguntas, discordar, propor ideias, tudo isso, sem medo de humilhação ou punição.
Vou traduzir na prática:
- “Aqui eu posso falar a verdade e aprender sem ser exposto.” (isso é segurança)
- “Aqui eu preciso me proteger para não me queimar.” (isso é medo)
Para ficar mais fácil de entender, separei algumas situações típicas que criam um ambiente NÃO SEGURO psicologicamente.
Exemplo de ambiente organizacional NÃO seguro psicologicamente
Imagine um time em que:
- Quando alguém erra, o gestor fala: “Quem foi o responsável?” (tom de culpa) e expõe a pessoa no grupo.
- Perguntas viram rótulo: “Você não entendeu isso ainda?”
- Ideias novas são cortadas com sarcasmo: “Mais uma invenção…”
- Quem dá feedback vira “problemático” e perde espaço (“depois a gente conversa…”).
- O time aprende a sobreviver: ninguém reporta risco, ninguém antecipa problema e todo mundo “joga seguro”.
O resultado típico desses comportamentos são crises e um clima de tensão constante.
O grande papel da liderança precisa ser criar um clima e ambiente seguro na empresa, garantindo o alinhamento contante, o desenvolvimento permanente e a produtividade eficaz.
Agora, deixo aqui uma pergunta:
- Se você é líder, você cria um ambiente seguro psicologicamente?
- Se você é liderado, você trabalha sem medo?
Para mais dicas, ouça meu podcast.
Me siga no Instagram: @coelhofernandofalou
Fernando Coelho
Professor de Negócios, PhD em Gamificação e Desenvolvimento de Pessoas pela Universidade de Coimbra.
Diretor do Instituto Experiência do Cliente.
Palestrante e Autor dos livros Gestão de Vendas e Experiência do Cliente, CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na Prática e mais 4 obras. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente.
Conselheiro Consultivo de Empresas.
Professor convidado nos Programas de Pós-graduação Winzper Educacional Goiânia, ESPM Rio, UEMA e Instituto Navigare.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.