(Divulgação)
COLUNA
Carla Lima
Carla Lima é jornalista de política do Grupo Mirante.
Eleições 2026

EPO traz pesquisa com dados que podem indicar como será disputa em 2026

Por conta própria, o instituto fez levantamento com mais de 16 mil eleitores em 199 municípios do Maranhão; números indicam uma disputa direta ente o prefeito Eduardo Braide e Orleans Brandão.

Carla Lima/Ipolítica

SÃO LUÍS - Próximo ao encerramento de 2025, o Instituto Estratégia Pesquisa de Opinião (EPO) chega com novo levantamento da corrida pelo governo do Maranhão. Os números mostram a disputa entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão (MDB).

Pelos dados recentes, o prefeito da capital aparece com o percentual que outras pesquisas já haviam mostrado. Na EPO, Braide tem 34%, percentual que vem se repetindo desde o início de 2024 com poucas variações de acordo com o instituto de pésquisa e os municípios com eleitores entrevistados.

O emedebista Orleans Brandão vem num momento diferente. Ele, desde o nome colocado nos levantamentos, vem aumentando o percentual. Na EPO, ele aparece com 19,1% ficando como o outro nome para o governo num eventual segundo turno com Eduardo Braide. No entanto, outros institutos mostram números diferentes com o secretário de estado alcançando percentuais maiores. 

Mas de qualquer forma, Brandão vem disputando primeira ou segunda colocação com o prefeito de São Luís dr acordo com o instituto de pesquisa.

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (NOVO), vem mantendo seu percentual de outras pesquisas. Ele, na EPO, aparece com 15,2%. Esse percentual, por sinal, é bem próximo do que mostravam pesquisas de 2022, mas que acabaram não se consolidando porque ele teve quase 26% deixando-o na segunda colocação no pleito em que Carlos Brandão (sem partido) foi reeleito governador do Estado.

O pré-candidato do PT, o vice-governador Felipe Camarão, entre os que disputam tem um percentual de 12,7%. Pelos dados anteriores, o petista vem diminuindo os números. Vale lembrar que as incertezas em torno da candidatura de Camarão com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva muito justifica esse percentual.

E deixa claro, de uma vez por todas, que Camarão precisa do apoio direto do presidente Lula para garantir números diferentes do que as recentes pesquisas mostram. 

Por fim, o mais recente pré-candidato ao governo, Enilton Rodrigues (PSOL), teve 0,7% das intenções de votos. Ele não esteve em outros levantamentos em comparação a outros pré-candidatos. 

 
 

Por enquanto, o cenário mostrado pelo EPO traz quase nada diferente do que veio sendo apresentado desde 2024 nas pesquisas de intenção de votos no Maranhão. Mas, não se pode negar, que pode indicar uma disputa pelo Palácio dos Leões já “definida” rumo ao segundo turno com disputa entre dois Palácios.

No entanto, vale ressaltar, que os próximos meses podem sim mudar o que as pesquisas vem mostrando.

O EPO ouviu 16.768 eleitores nos dias 17 a 29 de dezembro em 199 municípios maranhenses. A margem de erro é de 0,8 pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiança é de 95%.

Senado

O que o EPO acabou deslizando em sua última pesquisa em 2025 foi o cenário para o Senado. Primeiro porque são duas vagas e somente um cenário. E depois que o instituto preferiu não incluir o nome da ex-governador e deputada federal, Roseana Sarney (MDB), que vem pontuando entre os primeiros em todas as demais pesquisas.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.