(Divulgação)
COLUNA
Carla Lima
Carla Lima é jornalista de política do Grupo Mirante.
Encontro

Braide encontra com presidente nacional do PT para ter apoio de Lula em 2026

Prefeito de São Luís esteve sábado, em Brasília, com Edinho Silva; ele foi levado pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 16/12/2025 às 12h46
Eduardo Braide quer o apoio do presidente Lula no Maranhão
Eduardo Braide quer o apoio do presidente Lula no Maranhão ((Reprodução))

SÃO LUÍS - O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, recebeu no fim de semana o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o presidente nacional da sigla do gestor, Gilberto Kassab. Na pauta do encontro o apoio do PSD em vários estados incluido o Maranhão. 

Munidos de pesquisas, Braide e Kassab foram dispostos a incluir o Maranhão nos acordos que estão sendo fechados entre as duas legendas em outros estados como Bahia, Pernambuco e Piauí. A proposta que iniciou a conversa é uma chapa em que o PT fique com duas vagas, mas com o prefeito da capital como cabeça.

Aos petistas maranhenses, a impressão passada pelo seu presidente nacional é a de que possa ser viável essa aliança no estado.

Claro que essa postura inicial de Edinho Silva tem relação às conversas que ele recebe de nomes do Maranhão como Márcio Jerry, deputado federal do PCdoB, e do também deputado Rubens Júnior (PT). Este último com o pai, Rubens Pereira, ainda no governo.

Esta foi somente a primeira reunião em torno da tentantiva de aliança de Eduardo Braide com o PT. Para garantir, o prefeito de São Luís chegou a dizer que declarará apoio ao presidente Lula e fará campanha pelo petista.

Esta foi a resposta que Braide deu a Edinho depois que petistas do Maranhão alertaram o presidente nacional da sigla de que o prefeito não é de cumprir acordos com a classe política.

Outro ponto que foi declarado pelos maranhenses é de que Eduardo Braide é visto como um político ligado ao campo da direita. 

O fato é que as negociações estão postas, aoque parece, Felipe Camarão (pT), vice-governador, não encontrou na conversa e, se de uma lado teve a investida de Braide para ter o apoio do presidente Lula, do outro teve a reação imediata. A história será contada somente depois.

 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.