UFMA e Uema mantêm aulas apesar da greve em duas empresas de ônibus na Grande São Luís
A UFMA orientou os professores a adotarem flexibilidade em provas e prazos de trabalhos, considerando as dificuldades de deslocamento dos estudantes.
SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informou que, mesmo diante da greve em duas empresas do transporte coletivo na Grande São Luís, as aulas estão mantidas.
“A Universidade comunica que, até o momento, não há previsão de suspensão das atividades letivas, medida que impactaria o planejamento acadêmico vigente e o calendário aprovado para o ano de 2026”, explicou a instituição por meio de nota em seu site.
Orientação a professores da UFMA sobre flexibilidade nas atividades
A UFMA destacou que está monitorando os impactos da paralisação e orientou os professores a adotarem flexibilidade em provas e prazos de trabalhos, considerando as dificuldades de deslocamento dos estudantes. Caso uma aula presencial não possa ocorrer, deverá ser registrada e reposta posteriormente, garantindo que o conteúdo seja cumprido dentro do semestre.
Aulas presenciais não podem ser substituídas por aulas remotas ou híbridas
A UFMA reforçou que não é permitido substituir aulas presenciais por remotas ou híbridas, já que não há regulamentação vigente para essa modalidade nos cursos de graduação. Atividades extraclasse podem ser usadas para manter o engajamento dos alunos, mas não contam como carga horária oficial.
Uema também decide manter aulas
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) informou que “as aulas e atividades acadêmicas seguem normalmente nesta quarta-feira (19). A instituição acompanha os efeitos da paralisação parcial do transporte coletivo na capital e permanece atenta aos possíveis impactos à comunidade acadêmica”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.