
Será retomado julgamento de Adin da Assembleia e clima fica tenso
O julgamento será retomado no plenário virtual no dia 18 de abril e vai até o dia 29.
SÃO LUÍS - Na próxima semana, dia 18, será retomado o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que contesta o critério desempate na eleição para presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar o caso, mas a análise foi suspensa devido ao pedido do ministro Dias Toffoli.
O julgamento virtual foi iniciado no dia 14 de março com voto da relatora, ministra Cármem Lúcia, e do ministro Alexandre de Moraes. Dias Toffoli pediu vista e suspendeu o julgamento. A relatora votou pela improcedência do pedido do partido Solidariedade, autor da Adin, que disse ser inconstitucional o critério da idade para desempatar a eleição para presidente da Assembleia. Já Moraes deu, inicialmente, um voto divergente, mas depois acabou retirando seu voto do sistema.
No dia 4 de abril, o ministro Dias Toffoli informou que finalizou o seu exame do processo e a Adin entrou na pauta de julgamento virtual que ocorre do dia 18 a 29 de abril.
A retomada do julgamento tem deixado o clima tenso na Assembleia Legislativa. Aliados da presidente da Casa, Iracema Vale (PSB) dizem que há uma cerca insegurança de todos quanto ao resultado final do julgamento da Adin.
Já os mais próximos do deputado Othelino Neto afirmam que o parlamentar estar confiante apesar de alguns aliados mais próximos falarem que nada pode ser antecipado.
O fato é que as próximas duas semanas serão de muita expectativa para o resultado do julgamento da Adin porque como já mostrou a coluna, pode mudar fortemente os rumos do grupo governista no Maranhão.
Saiba Mais
- As variáveis que poderão determinar as disputas eleitorais em 2026 no MA
- Se tornando ministro, Pedro Lucas fortalece base de Brandão
- Com definição do STF, Câmara de São Luís vai adiar eleição de mesa diretora
- Há um ano parada no STF, Adin do TCE está com ministro Nunes Marques
- Procuradoria eleitoral dá parecer pela condenação do Podemos por fraude em cota de gênero
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.