Influência externa, grupos interno e indefinições na eleição do TJ
Mesmo com um ou outro desembargador falando em vantagem, disputa pela mesa diretora do Tribunal de Justiça tem resultado considerado imprevisível.
SÃO LUÍS - Houve até uma tentativa de acordo na eleição para mesa diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão, mas não se consolidou e haverá disputa para todos os cargos da nova direção. E essa disputa aponta como anda dividido o TJ em dois grupos: a favor da atual presidência e contra ela.
A tentativa de acordo teve início e também se encerrou para o cargo de presidente do TJ. Interlocutores dos dois candidatos (desembargadores Ricardo Dualibe e José Luiz Almeida) chegaram a sinalizar uma composição, mas esta precisava ter costuras com outros cargos, o que ficou inviável após algumas conversas.
Para vice-presidente, por exemplo, o desembargador Tyrone Silva (do grupo do presidente Froz Sobrinho) nunca pensou em abrir mão de sua candidatura. Com isso, ele enfrenta Gervásio Protásio Jr. que é do grupo “da oposição” no TJ.
Quem também bateu o martelo e garantiu que não abria mão de ser candidato a corregedor foi o desembargador José Gonçalo. O adversário dele é o desembargador Raimundo Barros. Há quem diga, nos corredores do TJ, que Gonçalo tem vantagem nesta disputa.
Também se fala em vantagem da desembargadora Ângela Salazar contra a desembargadora Sônia Amaral na disputa pela Corregedoria do Foro Extrajudicial (responsável pelos cartórios).
E apesar de ser apontada uma vantagem ou outro de um ou outro desembargador na eleição da mesa diretora, os eleitores deste pleito dizem que ainda há uma indefinição sobre a composição final da nova diretoria do tribunal. Contribui para isso, principalmente, dizem parte dos magistrados, as chamadas influências externas que incomoda demais os membros do TJ.
Saiba Mais
- PSB desfilia deputados, mas direção mantém Iracema Vale filiada
- Eliziane Gama se distancia do Palácio dos Leões
- Representantes do BRB se reunirão com membros do Tribunal de Justiça do MA
- Petistas querem retorno de Iracema Vale para o PT
- De novo o TRE não concluiu julgamento de processo contra prefeito de Lago Verde
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.