(Divulgação)
COLUNA
Rogério Moreira Lima
Engenheiro e professor, foi coordenador Nacional da CCEEE/CONFEA e vice-presidente CREA-MA (2022). É membro da Academia Maranhense de Ciência e diretor de Inovação na Associação Brasileira de
Rogério Moreira Lima

Nova Diretoria da ABEE Nacional toma posse no plenário do CONFEA

No dia 29 de janeiro de 2025, foi realizada a cerimônia de posse da nova Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE).

Rogério Moreira Lima

No dia 29 de janeiro de 2025, foi realizada a cerimônia de posse da nova Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE). Durante o evento, também foram empossados os especialistas e os membros dos Conselhos Consultivo e Fiscal. A solenidade contou com a presença do vice-presidente do Confea, Eng. Ftal. Nielsen Christianni, representando o presidente do Confea, Eng. Telecom. Vinícius Marchese, além de presidentes dos CREAs de diversos estados. Aqueles que não puderam comparecer enviaram seus representantes.

A posse ocorreu dentro da programação do 14º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, evento que reúne centenas de profissionais da área tecnológica de todo o país. O tema central dos discursos foi a "valorização dos engenheiros eletricistas".

Posse dos especialistas da ABEE nacional
Posse dos especialistas da ABEE nacional

 

Posse do Conselho Consultivo da ABEE nacional
Posse do Conselho Consultivo da ABEE nacional

 

Posse do Conselho Fiscal da ABEE nacional
Posse do Conselho Fiscal da ABEE nacional
Posse da Diretoria da ABEE nacional
Posse da Diretoria da ABEE nacional

O vice-presidente do Confea, Eng. Ftal. Nielsen Christianni, destacou a relevância da categoria, transmitindo a mensagem do presidente Marchese: "Os engenheiros e as engenheiras eletricistas representam um segmento profissional de grande importância, especialmente no contexto da transição para uma matriz energética mais limpa". Ele também ressaltou o papel fundamental da engenharia elétrica diante das mudanças climáticas, afirmando: "No ano da COP30, a categoria pode apresentar alternativas e soluções para mitigar as consequências das mudanças climáticas".

O Conselheiro Federal Eng. Eletric. Sérgio Maurício Cardoso deu as boas-vindas às lideranças presentes e reforçou a necessidade de valorização profissional, anunciando em primeira mão a realização do 1º Congresso Nacional dos Engenheiros Eletricistas. Segundo ele, o evento já conta com apoio sinalizado pela Mútua e pelo Confea.

Destaque na primeira fileira do plenário do CONFEA
Destaque na primeira fileira do plenário do CONFEA

Entre os presentes, destacaram-se os presidentes dos CREAs: Eng. Mec. Wesley Assis (CREA-MA), Eng. Civ./Eng. Eletric./Eng. Seg. Trab. Hércules Lima de Medeiros (CREA-PI), Eng. Eletric. Roberto Wagner (CREA-RN), Eng. Civ. Daniel Iglesias de Carvalho (CREA-TO) e a Eng. Eletric. / Eng. Seg. Trab. Adriana Resende Avelar de Oliveira (CREA-DF).

O Eng. Eletric. Evânio Nicoleit, diretor de Benefícios da Mútua, reforçou o compromisso da instituição com a valorização profissional e destacou que a realização do 1º congresso será "uma importante oportunidade de congregar e fortalecer a categoria".

A cerimônia também foi marcada por um momento de homenagem, quando foi realizado um minuto de silêncio em memória do Eng. Eletric. Aramis Arauz Guerra, ex-membro da ABEE Nacional, falecido recentemente.

Encerrando a noite, um momento especial emocionou os presentes: a apresentação musical do Eng. Eletric. Geraldo Ferreira, conhecido como Lahu, funcionário do CREA-BA, que encantou a plateia ao tocar sua flauta, trazendo um tom de sensibilidade e encanto à cerimônia.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.