Braide pode impor realidade diferente da planejada por dinistas
Governistas dinistas têm se aproximado do prefeito de São Luís pensando em uma articulação para 2026 com Felipe Camarão como candidato ao governo com apoio de Braide.
SÃO LUÍS - Os próximos dois anos serão de muita articulação política. No tabuleiro eleitoral de 2026 deve ter antigos adversários juntos, novas lideranças na disputa e o grupo governista com outra configuração. Mas entre as possibilidades, a que talvez ocorra de fato é a entrada do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), na disputa pelo Palácio dos Leões.
Apesar de muitos observadores da cena política comentarem que Braide sairá para o governo em 2026, o prefeito de São Luís ainda não havia “se animado” com a possibilidade. No entanto, o jogo político tem deixado a cada dia as jogadas mais favoráveis para Eduardo ser uma terceira via.
A guerra interna no grupo do governador Carlos Brandão (PSB) tem despertado o interesse do prefeito. Com a consolidação do racha, Braide tem sido procurado por lideranças políticas antes ligadas ao Palácio dos Leões.
Essas lideranças, no entanto, querem um jogo que não deverá ser o de Eduardo Braide: a ideia é ter Felipe Camarão (PT) candidato ao governo em uma chapa que teria Fernando Braide (PSD), irmão do prefeito, candidato ao Senado.
Mas parece ingenuidade dos adversários de Brandão que Eduardo Braide vai aceitar tal proposta. O prefeito sabe que a oposição ao Palácio dos Leões quer usá-lo e ele pensa da mesma forma em relação aos adversários do governo.
O problema é que Braide - desde o início - se mostra mais habilidoso, sabe usar quem quer se aproximar. E não esconde isso. Se há transparência em Braide, essa é no seu estilo de fazer político. Sempre com "voo solo".
Quando chegar em 2026 e Eduardo Braide sair candidato ao governo, os que agora tentam aproximação não poderão reclamar nada e não falar em traição.
Braide está entrando no caminho que estão abrindo para ele no jogo eleitoral de 2026 e pode impor uma realidade completamente diferente da que planejam os governistas dinistas e os palacianos.
Saiba Mais
- Desembargador suspende sessão da Assembleia que votaria orçamento de 2025
- Valdemar Costa Neto vem a São Luís confirmar liderança de Josimar no PL
- Lula aconselhou Brandão a concorrer ao Senado
- Pedido do MDB mostra confronto de Othelino com Marcus Brandão
- Câmara instalará ponto para vereadores registrarem presença no trabalho
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.