Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
Júlio Mendonça do PCdoB foi rifado da chapa após PCdoB perder membro e se distanciar do Palácio dos Leões.
SÃO LUÍS - A eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2025/2026 acontece nesta quarta-feira, 13. A chapa já tem formação avançada faltando poucos detalhes para ser consolidada. Comparando a chapa de junho de 2023 com a atual, as mudanças ocorrem por questões políticas, prioritariamente, e também por saída de membros do parlamento para assumir prefeituras no Maranhão.
A chapa terá Iracema Vale (PSB) encabeçando. Sobre essa posição, não houve dificuldades de manter. A socialista tem atualmente o apoio de, pelo menos, 35 parlamentares.
O quebra cabeça começou mesmo para o grupo governista com a vaga de 1º vice-presidente. Este espaço - que teve disputa em 2023 relacionada ao PCdoB - é muito significativo para 2026 devido às possíveis conjunturas da disputa pelo Palácio dos Leões. Por ser tão estratégico, Iracema e o Palácio dos Leões precisavam de um nome de confiança e Antônio Pereira (PSB) foi esse nome.
Júlio Mendonça (PCdoB), que foi o eleito na eleição antecipada do ano passado, foi rifado pelas questões partidárias (sua legenda perdeu membro e ficou menor que o PL) e também as políticas. PCdoB é um partido distante do Leões.
Os demais nomes como Fabiana Villar (PL) assume a 2ª vice-presidente porque o partido ficou com bancada maior após saída de Othelino Neto (Solidariedade) do PCdoB.
A chapa a ser consolidada é essa: Iracema Vale (PSB) – presidente, Antônio Pereira (PSB) - 1ª vice-presidência, Fabiana Vilar (PL) - 2ª vice-presidência, Arnaldo Melo ou Hemetério Weba (PP) - 3ª vice-presidência, Andreia Rezende (PSB) - 4ª vice-presidente. Davi Brandão (PSB) - 1º secretário Glauberth Cutrim (PDT) - 2º secretário, Osmar Filho (PDT) - 3º secretário e Guilherme Paz (PRD) - 4º secretário.
Uma chapa pensada para os cenários possíveis e estratégicos para 2026 e a sucessão estadual.
Saiba Mais
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
- Camarão tenta reaproximação com Palácio para garantir acordo de 2026
- PT defende Camarão para governo em 2026, mas diz que não antecipará debate
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.