Segurança

Corpo de Bombeiros destaca mais de 800 militares para operação nas eleições

Objetivo da ação é garantir a segurança das urnas eletrônicas e dos eleitores.

Imirante, com informações da assessoria

Atualizada em 05/10/2024 às 13h51
Ação Guarda Urna iniciou neste sábado (5) e vai até no domingo (6). (Foto: Divulgação)
Ação Guarda Urna iniciou neste sábado (5) e vai até no domingo (6). (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) estará presente nas seções eleitorais, com a operação Guarda Urna, neste domingo (6). A ação tem como o objetivo garantir a segurança e a integridade das urnas eletrônicas, além de proporcionar tranquilidade aos eleitores, durante o processo de votação. 

A operação, que iniciou neste sábado (5), contou com a mobilização de 878 militares e aparato em viaturas e equipamentos, no Comando Geral da corporação, no Bacanga. Os militares trataram sobre diretrizes e procedimentos para o período. O trabalho prossegue até o encerramento das eleições, neste domingo (6).

Além da guarda das urnas, estarão de prontidão para atendimento a emergências no período eleitoral. (Foto: Divulgação)
Além da guarda das urnas, estarão de prontidão para atendimento a emergências no período eleitoral. (Foto: Divulgação)

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, destacou a importância da operação para assegurar que o processo democrático ocorra sem intercorrências. “A presença dos bombeiros nas seções de votação é um reforço à confiança da população no processo eleitoral. Estamos empenhados nesta missão, com a operação Guarda Urna, e prontos para agir, em qualquer ocorrência, garantindo que as urnas estejam seguras e que a votação transcorra sem incidentes”, ressaltou. 

A operação 'Guarda Urna' mobiliza em todo o estado, com bombeiros que estarão posicionados nas seções eleitorais e prontos para atuar, em caso de necessidade. O comandante da operação, coronel Cleyton Cruz, avaliou a relevância deste trabalho no pleito e destacou a presença dos bombeiros para apoiar a Justiça Eleitoral e garantir que os eleitores sintam-se seguros. 

O planejamento do trabalho foi executado meses antes do processo, com o treinamento dos militares e alinhamento das atividades que serão desenvolvidas durante a operação.

Além da guarda das urnas, efetivo com aparato de viaturas e equipamentos, estará também de prontidão para atendimento a emergências no período eleitoral. Com a expectativa de uma votação tranquila, a operação Guarda Urna seguirá até o encerramento do período eleitoral, neste domingo (6), para que os cidadãos maranhenses possam exerçam seu direito ao voto com segurança e confiança.

O coronel Cleyton Cruz reiterou que a presença dos bombeiros é mais um reforço para que todos os eleitores possam exercer seu direito ao voto, sem preocupações. “Nosso papel é estar presente e disponível. Se alguém precisar de ajuda, seja por questões de saúde ou segurança, estaremos prontos para intervir”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.