Trânsito seguro envolve uma série de medidas preventivas, envolvendo pedestres, motoristas e ciclistas, com o objetivo de aumentar a segurança das pessoas, evitar acidentes e preservar a vida. Respeitar a sinalização, não dirigir após consumir bebidas alcoólicas e não realizar manobras perigosas estão entre estas medidas. Mas, também, é fundamental estar atento ao cuidado com o estado de conservação dos veículos.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a frota de veículos do Maranhão é a quarta maior da região Nordeste. Em agosto de 2024, o número de veículos circulando nas ruas, avenidas e estradas do estado chegou a 2.232.758 milhões, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).
O aumento constante no volume de veículos no tráfego do estado ressalta a importância da manutenção como forma de segurança. “O condutor deve partir da perspectiva de que o veículo é o seu instrumento de locomoção. Então, seja carro ou motocicleta, o condutor tem que entender que o veículo precisa estar em pleno funcionamento. E isso só é possível fazendo a manutenção preventiva e constante das peças e sistemas do veículo”, alerta Rafael Rocha, assistente de Trânsito da Coordenação de Educação para o Trânsito (CTE) do Detran-MA.
A manutenção é importante, especialmente diante de números que evidenciam o Brasil como o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, o que representa a oitava maior causa de óbitos no país. Isso corresponde uma média de 1,35 milhões de vítimas por ano. Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal, 30% dos acidentes nas rodovias são ocasionados pela falta de manutenção veicular.
Rafael Rocha chama atenção para um dos itens mais indispensáveis em qualquer veículo: os pneus. “Os pneus têm a função de estabilidade e aderência. Então, eles não podem estar carecas, sem a calibragem adequada, com a profundidade correta dos sulcos ou, como as pessoas falam popularmente, as estrias do pneu, pois no período de chuvas quanto mais profundo são os sulcos menor a chance de aquaplanagem”, comenta.
Outro sistema importante é o dos freios. “O condutor precisa estar atento à questão das pastilhas de freio e do próprio disco de freio, porque, se ele tiver uma falha, a possibilidade de envolvimento em um acidente de trânsito aumenta. Se as pastilhas já estão desgastadas, a distância de frenagem vai aumentar”, explica.
A comunicação adequada no trânsito também evita acidentes, e uma das formas que os condutores têm de se comunicar entre si é por meio do sistema de luzes do veículo. As luzes de posição, de freios, de ré e de mudança de direção informam para os demais condutores quais ações e manobras o motorista vai executar nessa via. Por isso, é importante que esse sistema esteja funcionando corretamente.
Condutores conscientes
O professor Manoel Veloso, que faz constantes viagens de trabalho para o interior do estado, está sempre atento e não deixa de fazer manutenções regulares em seu carro. “A recomendação é que seja feita uma revisão de praxe a cada 10 mil quilômetros para regular os sistemas de freios, verificar a necessidade da troca de óleo, manutenção do filtro de ar-condicionado e as demais questões necessárias para a rodagem normal de carro. E a cada 50 mil a gente faz as mudanças maiores de peça por causa do próprio desgaste do carro”, analisa.
O engenheiro Mathias Augusto Serejo Viana também não deixa de fazer a manutenção preventiva do seu veículo. “Eu faço manutenção preventiva de acordo com a recomendação do fabricante. Troco óleo e filtros a cada 12 meses ou uns 10 mil quilômetros rodados. Fora isso, constantemente vejo nível de aditivo no radiador, percebo se a pastilha de freio está desgastada, bem como os pneus. Estou sempre calibrando e vendo se o desgaste está correto. Mas acho que a maioria das pessoas não faz isso”, diz.
Atenção aos detalhes
Além de verificar as condições dos principais sistemas de rodagem dos veículos, é preciso estar atento a pequenos detalhes que podem fazer a diferença. “Por exemplo, o espelho retrovisor precisa estar ajustado corretamente para que o condutor tenha uma boa visibilidade”, alerta Rafael Rocha.
O assistente de Trânsito da Coordenação de Educação para o Trânsito (CTE) do Detran-MA destaca ainda que muitos itens podem ser verificados visualmente no dia a dia do condutor. “Todo dia o condutor pode olhar as condições dos pneus para verificar a calibragem, se não há um rasgo ou se ele não está furado. Ele consegue ver a posição dos retrovisores, o sistema de resfriamento, verificar se todas as luzes estão funcionando e, percebendo alguma irregularidade, já procurar uma oficina mecânica”, explica.
Rafael Rocha chama atenção para o fato de que é muito comum verificar condutores trafegando em veículos com pneus carecas, lâmpadas quebradas e com retrovisores danificados. Tudo isto representa risco para o próprio motorista, os passageiros, pedestres e demais envolvidos no trânsito.
Ele também alerta que existem muitas infrações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que fazem referência à falta de manutenção do veículo. De acordo com o CTB, o motorista que não se preocupa em mantê-lo em dia comete infração grave, que soma cinco pontos na carteira de habilitação. A multa, por enquanto, é de R$ 127,69.
Detran Volante
Projetos de Educação para o Trânsito ajudam os condutores a se conscientizarem. No Detran-MA é desenvolvido o projeto Detran Volante, que realiza ações educativas em ambientes corporativos, trabalhando junto a motoristas profissionais bem como outros funcionários das empresas que se deslocam em carro próprio sobre a importância da manutenção veicular.
O tema será debatido em todo o estado durante a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 deste mês. Com o tema “Paz no trânsito começa por você” o Detran-MA fará diversas ações educativas.
Saiba quem disputa as eleições em São Luís.
Saiba Mais
- Detran revela que 70% dos acidentes de trânsito no Maranhão envolvem motociclistas
- Detran facilita regularização de condutores e veículos em todo o Maranhão
- Projeto 'Direção Certa' alerta população sobre os perigos da mistura entre álcool e direção
- Crescimento da frota de carros e motos no Maranhão aumenta o desafio da boa convivência no trânsito
- Semana Nacional do Trânsito: Maranhão investe em ações educativas para reduzir acidentes com motos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.