O legado político de Duarte Junior!
Governador Carlos Brandão apoia Creuzamar para ser vice indicada pelo PT na chapa do Duarte Junior.
Duarte Júnior apesar de sua juventude tem demonstrado ser uma grande liderança política na cidade de São Luís. Foi eleito deputado estadual em 2018 com mais de 46.685 votos conquistados somente na cidade ludovicense, o segundo mais votado não chegou a 18 mil votos. Em 2020 batalhou para ser o candidato a prefeito da capital maranhense pelo PCdoB e contar com o apoio do governador Flávio Dino. No entanto, o Flávio já tinha compromisso com a candidatura do Rubens Junior.
Diante do abandono de seu líder máximo, o jovem político não desistiu de seu desejo, sabendo que “só a luta muda a vida”, correu em busca de uma legenda partidária e foi acolhido à época pelo vice-governador Carlos Brandão e pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho, a deputada estadual Detinha resolveu desistir de ser candidatura a prefeita e o PL apresentou Fabiana Avelar como vice.
Os candidatos da base do governo Flávio Dino tiveram uma eleição dividida no primeiro turno, o que facilitou a existência do segundo turno, no entanto terminou por gerar entre eles descontentamento e estranhamentos no calor do debate eleitoral. O Flávio Dino maior liderança política na época preferiu usar uma tática de neutralidade no primeiro turno e não interferiu com mediações que pudessem evitar o acirramento na sua base política.
Tal acirramento entre os candidatos da base governista facilitou a ascensão do candidato adversário, também, embora Eduardo Braide seja um político de centro-direita, mas contou com o avanço do pensamento fascista e o apoio da onda bolsonarismo contra as esquerdas. No entanto, Duarte conseguiu ir ao segundo turno, com uma votação de 22,15% dos votos, mais de 113 mil votos contra 37,81% do candidato Braide, que obteve mais de 193 mil votos.
No segundo turno das eleições com o apoio do governador Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão, Duarte alcançou 44,47% dos votos, sendo derrotado pelo candidato Braide que teve 55,53% dos votos, aqui foi decisivo a apoiou do PDT do senador Wewerton Rocha e do deputado estadual do DEM Neto Evangelista.
Em 2022, Duarte é eleito deputado federal com uma votação na cidade de São Luís de mais de 76 mil votos, aqui vale lembrar que a segunda mais votada na Capital Maranhense foi a ex-governadora Roseana Sarney que obteve pouco mais de 39 mil votos e o terceiro mais votado, o deputado federal Pedro Lucas, obteve pouco mais de 22 mil votos.
O Fernando Braide irmão do prefeito Eduardo Braide na disputa para deputado estadual em 2022, obteve 30.350 votos, ficando muito longe dos mais de 46 mil votos obtidos pelo Duarte em 2018.
Brandão, grande na mediação e articulação política!
Aqui merece destaque a capacidade de mediação e articulação política do governador Carlos Brandão, que conseguiu unir 12 partidos e ainda as principais lideranças do MDB, também partidos que nacionalmente são da base bolsonarista, o PL de Valdemar da Costa Neto, Bolsonaro e Michele e até lideranças iguais a senadora Eliziane Gama do PSD partido do atual prefeito Eduardo Braide. Além da maioria absoluta dos vereadores de São Luís.
A eleição de 2024 na capital maranhense será uma espécie de um terceiro turno de 2020, de um lado uma frente ampla, tendo como candidato, o Duarte Júnior do PSB e liderada pelo governador Carlos Brandão que coloca o seu próprio irmão (Marcus Brandão) para coordenar a campanha do candidato do campo do presidente Lula contra o principal candidato do campo bolsonarista.
A disputa pela vice no PT!
Quanto à candidatura de vice, o primeiro acerto de Duarte Junior foi a decisão de que o PT teria direito à indicação. A questão seria a escolha do nome, dentro do partido a cândida mais provável seria a Cricielle Muniz, atual diretora do IEMA. No entanto, existia a defesa por um setor do nome do deputado estadual Zé Inácio. Com a renúncia da Cricielle, que preferiu continuar tocando o trabalho de fortalecimento da educação tecnológica e profissional por meio do IEMA no estado do Maranhão. Pois surgiu o nome da assistente social, Pessoa Com Deficiência (PCD) e ativista da luta pela moradia popular, Creuzamar de Pinho, como a que mais conseguiria unir o PT, pelo fato da sua história política e compromisso com a luta social e de combate a opressão contra as minorias.
Seguindo o parágrafo anterior registra-se que ao decorrer do debate apareceu a nome da Isabelle Passinho que se filiaria ao PT para ser a candidata a vice articulada pelo próprio Duarte e com a interlocução de dirigentes do PT/Municipal. O deputado estadual Zé Inácio renunciou a indicação e a Passinho terminou sendo confirmada em uma plenária municipal do PT, após a renúncia de Creuzamar de Pinho que atendeu ao pedido do governador Carlos Brandão em favor do desejo do Duarte em ter uma vice ligada diretamente a luta das Pessoas Com Deficiência (PCD).
Além do mais, a Passinho é uma mulher com um forte discurso, com uma história de vida construída na luta por direitos das minorias oprimidas e reunido qualidades profissionais e uma representação social necessária para o debate político na disputa eleitoral.
De tal maneira que quis a história por meio de uma decisão da própria Passinho, devolver ao PT a indicação do nome da Creuzamar de Pinho para candidata a vice-prefeita de São Luís. O PT volta a ter uma candidatura de vice, a exemplo de 2020 como Honorato Fernandes que foi vice de Rubens Júnior do PCdoB, de Rodrigo Comerciário que foi vice de Flávio Dino do PCdoB em 2008 e de Domingos Dutra, vice eleito na chapa de Jackson Lago do PDT em 1996.
O dia 09 de agosto, além do aniversário de um dos maiores líderes sindicais da história do Maranhão, Fernando Magalhães, fundador do PT e da CUT, também transcorre como um dia de união e alegria dos petistas de São Luís e do Brasil. Pois esteve presente no ato, um dos melhores oradores já existente no parlamento brasileiro, o atual secretário geral do PT Nacional, Henrique Fontana que durante 6 mandatos de deputado federal eleito pelo povo do Rio Grande Sul ajudou a fortalecer a luta pelos direitos dos trabalhadores, do povo brasileiro e a soberania nacional.
O evento contou também com a presença dos Secretário de Trabalho e Economia Solidária, Henrique Lula da Silva; da Secretaria de Direitos Humanos, Lilia Raquel; do deputado Federal Márcio Jerry presidente da Federação Brasil da Esperança; do deputado estadual Rodrigo Lago; do vice-governador e secretário de educação Felipe Camarão que atualmente é uma das maiores lideranças do PT e do Lulismo no estado do Maranhão.
O momento ficou ainda mais emocionante com a presença do candidato a prefeito Duarte Junior e de diversas lideranças políticas das mais diversas tendências do PT, a exemplo de Jomar e Terezinha Fernandes. Porém, o ponto alto do evento que só não supera a presença da militância petista com todo seu encanto, alegria e firmeza de quem não dorme na luta por uma cidade com justiça social, foi a presença do maior líder político maranhense da atualidade, o governador Carlos Brandão, que ao seu jeito simples de um político mediador de conflitos declarou o apoio ao nome de Creuzamar de Pinho como candidata a vice-prefeita na chapa de Duarte Junior PSB.
Como se ver, a participação do Partido dos Trabalhadores PT na chapa de Duarte Junior com a unidade das forças políticas que fazem parte do legado deixado pelo ex-governador Flávio Dino e a base de sustentação do governador Brandão e do presidente Lula fortalece o pensamento democrático e popular e a defesa do desenvolvimento econômico sustentável na capital do estado do Maranhão.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.