Sem custo extra

Bandeira tarifária será verde, em Agosto, para consumidores de energia elétrica no MA

O consumidor não terá custo extra nas contas de energia do mês.

Imirante.com

Atualizada em 01/08/2024 às 08h30
ão haverá cobrança extra na conta de energia.
ão haverá cobrança extra na conta de energia. (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

MARANHÃO - A Equatorial Energia divulgou, nesta segunda-feira (29), que bandeira tarifária durante o mês de agosto será verde para os consumidores de energia elétrica do Maranhão. A decisão segue uma recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Com a definição, não haverá cobrança extra na conta de energia. Isso será possível devido ás condições favoráveis para a geração de energia elétrica do Brasil.

Depois do mês de julho com bandeira amarela, a bandeira tarifária voltou a ser verde para o mês de agosto. A bandeira verde permaneceu por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

Veja, abaixo, como o sistema é representado:

  • Bandeira verde: não tem acréscimo na conta de energia;
  • Bandeira amarela: conta sofre acréscimo devido as condições de geração de energia não serem favoráveis;
  • Bandeira vermelha: quando há maior custo de geração de energia e, por isso, há acréscimo na conta de energia.

Mesmo sem acréscimo na conta de energia, a empresa alerta os consumidores sobre a importância de manter alguns cuidados básicos para evitar o desperdício de energia. Confira, abaixo, algumas dicas que podem ajudar a reduzir o consumo:

  • Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante;
  • Observe a borracha de vedação das geladeiras. Quando elas estão ressecadas, causam grande desperdício de energia;
  • Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
  • Tire os aparelhos da tomada, eles garantem uma boa economia, já que mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia;
  • Acumule uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez;
  • Ao adquirir produtos eletrônicos ou eletrodomésticos, procure pelo selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.