Calor e tempo seco

Agosto mais quente e mais seco? veja a previsão por regiões

Inmet lançou para esta quinta-feira (1º) um alerta de baixa umidade para algumas cidades maranhenses.

Imirante.com*

Atualizada em 01/08/2024 às 08h56
As temperaturas seguirão uma tendência de elevação. (Foto: Divulgação)
As temperaturas seguirão uma tendência de elevação. (Foto: Divulgação)

BRASIL - O mês de agosto começou marcado por condições climáticas típicas desta época do ano, com algumas variações regionais significativas. No geral, o oitavo mês seguirá a tendência de tempo seco em boa parte do Brasil, com aumento gradual das temperaturas.

As temperaturas seguirão uma tendência de elevação, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte, onde a atuação de massas de ar quente será mais intensa. A umidade relativa do ar cairá, aumentando o risco de queimadas nessas áreas. No interior do Nordeste, a seca também será um fator preocupante, com a vegetação e os solos ficando cada vez mais secos.

Temperatura

As temperaturas em agosto apresentarão variações regionais:

  • Centro-Oeste e Norte: Espera-se temperaturas acima da média devido à atuação de massas de ar quente principalmente a partir da segunda quinzena.
  • Sudeste, Norte e Nordeste: A tendência é de temperaturas um pouco acima da média na maior parte das regiões, também influências por algumas massas de ar quente.
  • Sul e Litoral do Sudeste: As temperaturas devem ficar dentro ou ligeiramente abaixo da média devido à passagem frequente de frentes frias marítimas, que trazem massas de ar mais geladas para essas regiões. Destaque especial para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a queda das temperaturas deve ser mais acentuada em relação aos outros estados, pois as massas de ar mais geladas conseguem ter mais força sobre esses estados nesta época do ano.

 

Baixa umidade no Maranhão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou para esta quinta-feira (1º) um alerta de baixa umidade para algumas cidades maranhenses. Ela variando entre 30% e 20%, representando baixo risco de incêndios florestais e à saúde. O aviso é válido das 11h às 19h.

Aviso de baixa umidade no Maranhão. (Arte: Inmet)
Aviso de baixa umidade no Maranhão. (Arte: Inmet)

Instruções:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Chuva

A chuva no Brasil apresentará uma distribuição irregular ao longo de agosto:

  • Centro-Oeste e Norte: As chuvas ficarão abaixo da normalidade, impulsionadas pelas massas de ar seco atuantes.
  • Sudeste: As chuvas devem se manter dentro da média histórica, que já é baixa para agosto.
  • Sul do Brasil: Na faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a passagem de frentes frias contribuirá para precipitações significativas, ficando um pouco acima da média ao longo do mês.
  • Litoral do Nordeste: A tendência é de chuvas um pouco acima da média será presente, devido à forte circulação de ar do mar para o continente e às temperaturas elevadas no Oceano Atlântico, especialmente entre Sergipe e Rio Grande do Norte.

 

*Com informações do site ClimaTempo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.