SÃO LUÍS - A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) concedeu nesta quarta-feira, 10, o título de cidadão maranhense ao secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins. A solenidade, conduzida pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), foi resultado de proposição do deputado Roberto Costa (MDB) e contou com aprovação unânime.
O evento ocorreu no plenário Nagib Haickel, reunindo autoridades, familiares, amigos e profissionais das forças de segurança do estado. Maurício Martins, natural do Piauí, vive no Maranhão há quase três décadas. “Esta é uma homenagem justa ao secretário Maurício Martins, que tem mais de 20 anos de serviços prestados ao povo do Maranhão”, afirmou a deputada Iracema Vale.
TRAJETÓRIA
Maurício Martins mudou-se para São Luís em 1996, iniciando sua carreira como escrivão na 5ª Vara da Fazenda Pública. Aos 27 anos, tornou-se delegado da Polícia Civil do Maranhão, ocupando diversos cargos importantes ao longo de sua trajetória. Em abril de 2023, foi convidado pelo governador Carlos Brandão para assumir a Secretaria de Segurança Pública, onde obteve significativos resultados na redução da criminalidade.
Durante sua gestão, o Maranhão alcançou importantes índices de combate à criminalidade, como redução de mais de 40% nos latrocínios, 50% nos casos de estupro, 32% nos feminicídios, 80% no roubo de carga, 60% no roubo a instituições financeiras e 25% no tráfico de entorpecentes.
“O trabalho desenvolvido por Maurício Martins na esfera pública é sempre pautado na proteção da sociedade maranhense. Esta homenagem da Assembleia Legislativa reflete o apreço e respeito que ele conquistou ao longo de sua carreira”, ressaltou o deputado Roberto Costa.
Maurício Martins, de 52 anos, é bacharel em Direito e delegado de Polícia. Já foi subsecretário de Segurança Pública, atuou no Tribunal de Justiça do Maranhão, na Corregedoria Estadual de Polícia Civil, foi chefe da Polinter e diretor da Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol).
A solenidade contou com a presença de deputados como Ana do Gás (PCdoB), Andreia Rezende (PSB), Antônio Pereira (PSB), Ariston (PSB), Arnaldo Melo (PP), Florêncio Neto (PSB), Janaína (Republicanos), Jota Pinto (Podemos), Júlio Mendonça (PCdoB) e Neto Evangelista (União Brasil), além de secretários de Estado e o ex-governador João Alberto.
Saiba Mais
- Assembleia aprova orçamento para 2025 em R$ 33 bilhões
- Assembleia apresenta defesa no STF por critério de idade adotado desde 1991
- Alexandre de Moraes determina afastamento de diretores da Alema
- Othelino subverteu regimento em 2017 para assumir presidência
- Roberto Costa defende projetos do Executivo e critica oposição
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.