(Divulgação)
COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Partidos se movimentam pela vaga de vice de pré-candidatos a prefeito de SL

PT levou dois nomes para o governador Carlos Brandão, MDB e Republicanos já mostraram indicações a Braide e Yglésio Moyses já tem suas opções.

Ipolítica

Carlos Brandão recebeu representantes do PT com nomes que serão indicados para vaga de vice de Duarte Júnior
Carlos Brandão recebeu representantes do PT com nomes que serão indicados para vaga de vice de Duarte Júnior (Divulgação)

SÃO LUÍS - Esta semana, o governador Carlos Brandão (PSB), recebeu representantes do PT para falar sobre a vaga de vice na chapa do pré-candidato a prefeito de São Luís, Duarte Júnior (PSB). Dois nomes dos quadros petistas chegaram ao socialista: Creusamar de Pinho e Isabelle Passinho.

As duas são vistas como candidatas fortes por representar parte dos segmentos da sociedade. Este foi o argumento usado tanto pelo vice-governador, Felipe Camarão, quanto por Francimar Melo, presidente estadual do PT.

Passinho representa tanto as mulheres como as pessoas com deficiência. Ela é mais ligada a Duarte Júnior desde quando ainda estava no PV, partido - por sinal - que havia sinalizado a possibilidade de indicá-la vice no diálogo interno da federação (PT, PCdoB e PV).

Creusamar de Pinho representa a mulher, o povo quilombola e também a pessoa com deficiência. A seu favor, entretanto, dentro do PT ela tem maioria por ser histórica do partido. Isabelle Passinho se filiou recentemente e os petistas não costumam dar lugar na fila para quem está chegando.

O fato é que o PT quis se adiantar em relação aos outros partidos que ensaiam esta possibilidade de indicar o nome do vice de Duarte a exemplo do PP e até do União Brasil (apesar destes partidos ainda não terem declarado apoio ao socialista).

Se o PT já inicia este movimento em São Luís, outros partidos como MDB e Republicanos ainda aguardam conversas com o prefeito Eduardo Braide (PSD). As duas legendas aliadas já tem nomes. O Republicanos apresentou duas possibilidades de candidato a vice e o MDB, “vários bons nomes” como disse à coluna o deputado Hildo Rocha, que é da linha de frente da sigla.

Se realmente a vaga de vice ficar com um indicado de seus aliados, Eduardo Braide poderá sofrer maior pressão do MDB, cuja direção nacional quer o espaço até porque rachou o partido em São Luís empurrando “garganta abaixo” o apoio ao prefeito da capital.

Também já tem possibilidades de nome para vice o deputado estadual Yglesio Moyses (PRTB). Ele deve ser chapa pura e dois nomes estão no horizonte para ser companheiro de chapa: coronel Pereira, antigo comandante da Polícia Militar na gestão de Flávio Dino, e Renan Damasceno, filho da deputada Mical Damasceno.

Ainda não estão estão sem nomes para companheiro de chapa os pré-candidatos Wellington do Curso (NOVO), Saulo Arcangeli (PSTU), Fábio Câmara (PDT) e Flávia Alves (Solidariedade). Tanto Wellington quanto Arcangeli disseram à coluna somente próximo às convenções partidárias estas definições ocorrerão.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.