(Divulgação)

COLUNA

Geraldo Carvalho
Economista, MBA pela USP e mestre em gestão de empresas
Geraldo Carvalho

O que posso fazer pelo meio ambiente?

Qualquer pessoa bem-informada sabe que a preservação do meio ambiente se tornou foco da atenção mundial.

Geraldo Cunha Carvalho Jr

Atualizada em 29/05/2024 às 09h41

Qualquer pessoa bem-informada sabe que a preservação do meio ambiente se tornou foco da atenção mundial. Todo dia algum evento, artigo ou informação nova sai com dados atualizados. O nosso “planetinha azul” realmente está esquentando e não vai aguentar tanta pressão por recursos naturais ou despejo de poluentes por muito tempo. A pergunta é: “E eu com isso?”

Esse tema sempre me interessou. Há mais de 30 anos me preocupo com isso, muito antes das metas do Acordo de Paris, que estabelecem que a Terra não pode se aquecer mais de 1,5 grau até 2050. O Brasil signatário se comprometeu em reduzir -37% a emissão de gases, até 2025, e zerar até 2050, além de também zerar o desmatamento ilegal e reflorestar 12 milhões de hectares.

Acredito que cada pessoa pode e deve fazer um esforço pessoal visando reduzir sua marca ou pegada de carbono. Há muitas coisas simples no âmbito pessoal ou doméstico, que só exigem disciplina e vontade de mudar velhos hábitos.

Você pode reduzir gastos desnecessários ou supérfluos. Muitas vezes compramos coisas que não precisamos ou por impulso. As compras pela internet são uma tentação, às vezes vemos uma propaganda no Instagram tão legal que compramos por impulso. Mas pergunte antes: “Eu preciso mesmo disso?”

Poupe, recicle, evite e corrija vazamentos de água. A perda desse rico recurso é enorme. No Brasil, desperdiçamos um volume que, em algumas cidades, chega a 70% da água captada e tratada - um absurdo se consideramos que ela é o bem de necessidade mais importante ao ser humano. 

Rode menos, use transporte público, bicicletas, um carro menor, mais econômico e o melhor de tudo elétrico. Hoje, com a popularização deles feito por fabricantes chineses, já dá para escolher entre veículos gasolina x elétricos que, além de não poluir, dão 80% menos manutenção pela simplicidade. Os preços se aproximaram muito.

Reduza seu consumo energético, compre eletrodomésticos com selo “A” do Inmetro, use a tecnologia Inverter, troque todas as lâmpadas por Led e, o mais eficaz para reduzir sua conta de energia e suas despesas, instale painéis solares.  

No último ano, com a enorme oferta de painéis solares fabricados na China, houve uma redução brutal do seu custo, os preços caíram até -80%. Hoje, qualquer pessoa que tenha um telhado disponível em toda a área atendida pela Equatorial Energia, pode instalar suas placas solares e usar em seu apartamento. A pessoa pode instalar placas em Timon e usar em seu apartamento em São Luís, por exemplo. O preço do financiamento substitui a conta de energia e, em poucos meses, o sistema fica produzindo energia por décadas para seu uso doméstico. É uma equação fácil de entender: conta x financiamento = redução de despesas com energia.

Reduza seu lixo e recicle. É fácil separar papel, plástico, metais e vidro. Se seu prédio não tiver coleta seletiva, separe e deposite nos Ecopontos da Prefeitura, espalhados por toda a cidade. Afirmo que isso vai fazer bem ao meio ambiente e à sua consciência.

Não desperdice comida, não compre o que não vai comer, não deixe estragar. Fique atento a promoções e produtos da safra. Eu brinco que desperdiçar comida deveria ser punido com cadeia.

Esse pequeno artigo tem uma mensagem muito simples: é possível reduzir sua emissão de carbono, resíduos, poluição em geral e ainda economizar uma grana. 

Não é só consciência ambiental, é inteligência e bom senso!

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.