Destaques da semana

Maranhenses presos na Venezuela, greve na UFMA, prisão de grupo que aplicava golpes e mais: veja o resumo da semana

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 14 a 20 de abril de 2024.

Imirante.com

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 14 a 20 de abril de 2024.

Domingo (14)

Detentos denunciam más condições e pedem ajuda ao governo brasileiro. (Foto: Divulgação)
Detentos denunciam más condições e pedem ajuda ao governo brasileiro. (Foto: Divulgação)

Um grupo de 18 brasileiros - dentre eles 14 maranhenses de Brejo de Areia e Vitorino Freire, no Maranhão - está preso na Venezuela desde o dia 4 de outubro de 2023, segundo parentes, ilegalmente. Outros dois maranhenses do grupo atualmente moram em Boa Vista (RR).

Os trabalhadores saíram do Maranhão para trabalhar em um garimpo no Rio Yuruari, no município Dorado de Sifontes, no Estado Bolívar. De acordo com o assistente social e técnico em agropecuária Mauricio Souza, irmão de um dos detidos, eles estavam legalizados e a empresa à qual prestavam serviços pagava regularmente uma taxa exigida por um órgão do governo venezuelano para liberação da exploração, no valor de aproximadamente US$ 2,5 mil por mês.

Segunda-feira (15)

Professores da UFMA entrarão em greve por tempo indeterminado a partir dessa segunda-feira (15).
Professores da UFMA entrarão em greve por tempo indeterminado a partir dessa segunda-feira (15).

Os professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se juntam aos servidores técnico-administrativos, que estão em paralisação desde 18 de março, e decretam greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (15). 

A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada, no dia 8 de abril, pela Seção Sindical do ANDES - SN (APRUMA) com a participação da categoria. A votação da greve seguiu o indicativo aprovado pela categoria no dia 21 de março.

Terça-feira (16)

Trecho de BR está cortado por causa das fortes chuvas. 
Trecho de BR está cortado por causa das fortes chuvas. 

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) desembarcou nessa terca-feira (16) no Maranhão, para vistoriar trechos de rodovias federais que foram destruídos pelas fortes chuvas que caíram nas últimas semanas. 

Renan Filho vistoriou in loco as BRs 222 (no trecho que dá acesso a Santa Inês) e 316 (entre Bom Jesus das Selvas e Açailândia), que estão interditados por causa do “corte” provocado pelas chuvas.

Quarta-feira (17)

Ciclista morreu no local.
Ciclista morreu no local.

Um ciclista, identificado como José de Ribamar, morreu, na manhã da quarta-feira (17), ao tentar atravessar a MA-203 (Estrada do Araçagi), em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís.

De acordo com testemunhas, uma motocicleta teria batido na traseira do ciclista, que estava tentando atravessar a via. Já o condutor da moto, identificado como Joelson Barros Gomes, disse em depoimento à polícia que o ciclista estava andando de bicicleta na calçada quando caiu de repente e bateu no meio fio. As duas versões estão sendo apuradas pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA).

Quinta-feira (18)

Operação prende grupo de São Paulo suspeitos de aplicarem golpes em vítimas maranhenses.
Operação prende grupo de São Paulo suspeitos de aplicarem golpes em vítimas maranhenses.

Quatro pessoas de São Paulo foram presas, de forma preventiva, na manhã da quinta-feira (18), investigadas por aplicarem golpes em dezenas de vítimas maranhenses. Segundo a polícia, o grupo praticava o crime de estelionato na modalidade eletrônica, ao se passar pela central de segurança de instituições financeiras para roubar valores das vítimas, ação criminosa conhecida como ‘golpe da falsa central’.

Ao iniciar as investigações, a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) constatou que os investigados também são suspeitos de praticarem lavagem de dinheiro, além de ostentarem itens e veículos de luxo em suas redes sociais pessoais.

Sexta-feira (19)

Socorristas andaram com a incubadora nos braços para passar por trecho interditado.
Socorristas andaram com a incubadora nos braços para passar por trecho interditado.

Um bebê recém-nascido foi transferido do município de Buriticupu para Imperatriz em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. Por causa do corte na BR-222 entre Açailândia e Bom Jesus das Selvas, equipes do Samu e bombeiros tiveram que fazer a travessia caminhando, em uma trilha cheia de lama, carregando a incubadora nos braços. 

De acordo com o relatório de atendimento da Secretaria de Saúde de Buriticupu, o estado de saúde do bebê era grave. Ele nasceu prematuro no último dia 16. Foi solicitada a transferência aérea, mas sem disponibilidade. 

Sábado (20)

Polícia Federal prendeu suspeito de importunação sexual no Aeroporto de São Luís.
Polícia Federal prendeu suspeito de importunação sexual no Aeroporto de São Luís.

Um homem foi preso pela Polícia Federal por importunação sexual contra uma passageira em um voo de São Paulo para São Luís. De acordo com a PF, a denúncia foi feita pela concessionária do Aeroporto Marechal Cunha Machado a pedido do piloto do avião, que solicitou a presença de policiais na área de desembarque para a retirada do suspeito.

De acordo com a vítima da importunação sexual, o crime ocorreu quando a comissária do avião foi atendê-la e o homem, que estava ao seu lado, cometeu o ato. Após a importunação, a mulher foi acolhida pelos comissários de bordo e levada para outra área da aeronave.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.