Dia dos Povos Indígenas

No MA, 5.568 famílias indígenas têm direito a desconto na conta de luz

Apenas 2.783 famílias estão cadastradas no programa Tarifa Social, que garante o benefício.

Imirante, com informações da Assessoria

Desconto na conta de luz é voltado a famílias de baixa renda, incluindo indígenas.
Desconto na conta de luz é voltado a famílias de baixa renda, incluindo indígenas. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e, no Maranhão, 5.568 famílias indígenas estão deixando de receber descontos na conta de energia elétrica porque ainda não solicitaram o benefício. Apenas 2.783 famílias estão cadastradas no programa no Estado.

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um programa do governo federal que concede descontos na conta de energia. A iniciativa é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e beneficia famílias de baixa renda, incluindo indígenas, com redução no valor da conta de luz.

Hoje, em todo o Estado, mais de 1 milhão de famílias já estão sendo beneficiadas pelo desconto na Tarifa Social.

Saiba como conseguir o desconto na conta de energia

Para ter acesso ao benefício, é preciso que as famílias estejam inscritas e com todos os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), inclusive, o Número de Identificação Social (NIS). Além disso, também é necessário ter renda igual ou menor a meio salário mínimo por pessoa da família, ou possuir, entre seus moradores, alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os indígenas que não possuírem RG ou CPF, podem apresentar o RANI – Registro Administrativo de Nascimento Indígena.

Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento do Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.

Os canais de atendimento para cadastro na TSEE, para clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.

Veja abaixo a documentação necessária para o cadastro:

  • CPF;
  • Identidade ou Registro Administrativo de Nascimento do Indígena (RANI) para as famílias indígenas;
  • Número de Identificação Social (NIS);
  • Caso possua o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social – BPC, informar o número do benefício;
  • Informar a conta contrato da conta de energia.
     

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.