Pedido da Alema

Dino deve decidir se ação sobre escolha para o TCE-MA terá julgamento presencial

Assembleia quer debate com sustentação oral após aprovar PEC alterando regras.

Ipolítica

Atualizada em 08/04/2024 às 15h36
Dino é o relator da ação no Supremo
Dino é o relator da ação no Supremo (Gustavo Moreno / SCO / STF)

SÃO LUÍS - Está concluso para decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para que seja presencial o julgamento da Ação Direta de Inconstituciuonalidade (Adin) que trata sobre o processo de escolha de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

O requerimento foi feito, via ofício, no dia 7 de março, um dia antes de ser iniciado o julgamento virtual da liminar do magistrado maranhense suspendendo todo o processo de escolha do substituto do conselheiro Washington Oliveira.

Leia também: Assembleia do Maranhão rejeita proposta de homenagem ao MST

O caso, contudo, está paralisado desde um pedido de vista do ministro Nunes Marques. Até agora, além de Dino, votou a ministra Cármen Lúcia, ambos pela manutenção da liminar.

Na petição, os procuradores da Assembleia alegam que a apreciação do caso no plenário virtual trará prejuízo ao debate, em razão da complexidade da matéria.

PEC - A Assembleia pretende debater o assunto em plenário - com sustentação oral - porque quer demonstrar aos ministros que já promoveu as alterações questionadas na Adin ao aprovar, na semana passada, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o rito de escolha de membros do TCE.

A PEC atualiza a data limite para candidatura – para 70 anos, contra 65 do texto atual – e confirma que a votação para a escolha de membros da Corte deve ser secreta.

Além disso, uma resolução legislativa tratará do aval a candidaturas por líderes de blocos, o que pode garantir mais de três candidaturas.

O favorito para conseguir a indicação do Parlamento é o advogado Flávio Costa, que já conta com o apoio de mais de 30 deputados. 

Pela regra atual, ele seria candidato único, mas, com as alterações, é provável que deputado Carlos Lula (PSB) também apresente uma candidatura, assim como a advogada Luciane Craveiro e o auditor Welliton Resende, da Controladoria-Geral da União (CGU) no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.