Câmeras de Segurança

Vereadora quer implantação de videomonitoramento em 100% dos ônibus da capital

Fátima Araújo apresentou requerimento na Câmara de São Luís para a ampliação do sistema de videomonitoramento nos ônibus da capital.

Ipolítica, com informações da Câmara

Vereadora quer câmeras de monitoramento em todos os ônibus da capital
Vereadora quer câmeras de monitoramento em todos os ônibus da capital (Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - A vereadora Fátima Araújo (PCdoB) apresentou requerimento na Câmara Municipal de São Luís com o pedido ao Executivo de implantação do sistema de videomonitoramento em 100% dos ônibus que atuam na capital.

Trata-se do Requerimento nº 196/24, encaminhado ao secretário Diego Rodrigues, titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e à presidente Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), Jorgelle Freitas.

Ao justificar a proposta, Fátima Araújo falou sobre a necessidade de proporcionar mais segurança aos usuários do sistema de transporte público, bem como aos profissionais que atuam nos ônibus. 

“Tal medida visa minimizar ou evitar a ocorrência de assaltos e assédios sexuais, entre outros atos de violência”, pontuou a parlamentar.

Leia também: Yglésio reage a ação do PSB por sua cassação: "Medo que eu me candidate"

Discussão

Em janeiro desse ano o tema voltou à pauta após o motorista de ônibus Francisco Vale ter sido assassinado a tiros enquanto exercia sua atividade profissional. 

Na ocasião o Ministério Público Estadual cobrou do Sindicato das Empresas de Transporte (SET) a regularização do sistema de videomonitoramento.

A cobrança se deu por que em junho de 2023 o MPMA já havia dado um prazo de 45 dias para a implantação do sistema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.