(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

PSB entra com ação contra Yglesio por desfiliação

Partido busca a justiça eleitoral pedindo perda do mandato do deputado que saiu do PSB desde janeiro de 2024 e omitiu fato a Assembleia Legislativa.

Ipolítica

Yglesio Moyses deixou o PSB em janeiro deste ano e agora o partido pede perda do mandato dele
Yglesio Moyses deixou o PSB em janeiro deste ano e agora o partido pede perda do mandato dele (Divulgação / Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - A direção estadual do PSB entrou com ação de perda de mandato eletivo sem razão de justa causa contra o deputado estadual Yglésio Moyses. O partido alega que o parlamentar saiu da legenda sem que a ação de pedido de desfiliação tenha tido seu julgamento concluído no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A ação, assinada pelo advogado Carlos Eduardo Gomes, diz que a justificativa para a desfiliação de Yglesio Moyses não pode ser considerada uma justa causa e alega que o motivo para ele se desfiliar do PSB é porque quer ser candidato a prefeito de São Luís.

Yglesio deixou o PSB em 22 de janeiro deste ano conforme revelado no quadro Bastidores da TV Mirante. Em março, o parlamentar chegou a se filiar no PRTB, mas deixou a sigla um dia após a sua filiação.

Se o TRE entender que não há justa causa para a desfiliação do parlamentar, ele pode perder o mandato e quem assumiria seria o suplente Edson Araújo.

Mesmo não sendo mais do PSB, Yglesio Moyses vem mantendo os espaços na Assembleia Legislativa que são direcionados ao partido socialista. Ele é, por exemplo, da  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa por indicação do PSB.

Desfiliação

O deputado entrou com ação no TRE com pedido de desfiliação por justa causa. O processo foi julgado e por unanimidade ele recebeu a autorização, mas a direção estadual do PSB entrou com embargos de declaração que ainda não foram julgados.

Os embargos entraram em pauta nas duas últimas sessões do TRE, no entanto, teve a análise suspensa devido ao pedido de vista do juiz Rodrigo Maia.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.