(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Semana promete ser intensa com aproximação do fim da janela partidária

Partidos ainda se organizam para composição de nominata para a disputa proporcional nas eleições de 2024 em São Luís.

Ipolítica

Partidos estão fechando a nominata para a disputa pelas vagas na Câmara Municipal de São Luís
Partidos estão fechando a nominata para a disputa pelas vagas na Câmara Municipal de São Luís (Divulgação)

SÃO LUÍS - Esta semana promete uma movimentação intensa de filiações partidárias. Termina o prazo para o troca troca de partidos no próximo dia 5 e os vereadores que ainda não fecharam conta para buscar a reeleição, correm para conseguir um espaço que seja competitivo para alcançar o coeficiente eleitoral.

Além do período da janela partidária, também termina o prazo para as filiações de quem quem disputar as eleições. Neste caso, a situação do deputado Yglésio Moyses (PSB) é o que chama mais atenção porque ele quer disputar a Prefeitura de São Luís este ano.

Sobre a janela partidária, o MDB terá exatos seis dia para conseguir montar uma nominata para o pleito deste ano. Isto porque, os candidatos que estavam na legenda migraram para o PP, do ministro de Esportes, André Fufuca.

O movimento aconteceu depois que o ex-deputado Hildo Rocha (junto com o deputado Cléber Verde) agiu nacionalmente para garantir o MDB para a base de apoio do prefeito Eduardo Braide (PSD). Insatisfeitos com a decisão da direção nacional, os candidatos preferiram migrar até porque o partido é da base de apoio do governador Carlos Brandão (PSB), que tem candidato a prefeito que é o deputado federal Duarte Júnior (PSB).

Com isto, Cléber Verde tem a missão de organizar o partido e garantir nomes que possam compor a chapa junto com seu filho, Cléber Filho, que quer ser vereador de São Luís.

Para além do MDB, outras legendas estão se segurando para manter os nomes de candidatos para a disputa. O PSB, por exemplo, tem feito de tudo para que o seu chapão com mais de oito vereadores e, pelo menos quatro suplentes, não se esfacele. Tanto que vereadores de mandato estão pedindo licença para dá espaço a suplentes que ameaçaram deixa a legenda.

Sobre Yglésio Moyses, está previsto para esta segunda-feira, 1, o voto vista do juiz Rodrigo Maia no processo que o deputado pede desfiliação do PSB por justa causa. Se findado o julgamento dos embargos de declaração, Moyses poderá ter mais segurança (ou menor risco) para deixar o partido e se filiar até dia 6 em outra sigla. Mas isto, claro, dependendo do resultado. 

 

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.