DIREITO

Presença de vigilante feminina em bancos pode ser obrigatória em São Luís

Segundo o parlamentar, a grande maioria dos vigilantes é do sexo masculino e, sendo assim, as mulheres acabam sendo constrangidas.

Kailane Nunes / Ipolítica

Vigilante feminina
Vigilante feminina (Reprodução)

SÃO LUÍS - Foi apresentado nessa terça-feira (26) o projeto de lei do vereador Aldir Júnior (PL) que propõe a obrigatoriedade da presença de, no mínimo, um vigilante do sexo feminino em estabelecimentos de serviços de segurança para bancos e afins. Esse profissional ficará responsável pela revista pessoal feminina nestes locais.

Segundo o parlamentar, a grande maioria dos vigilantes é do sexo masculino e, sendo assim, as mulheres, por vezes, acabam sendo prejudicadas e constrangidas. 

“É comum elas passarem pelos equipamentos de detecção de metais e ficarem retidas para vistoria de suas bolsas e pertences, além da revista pessoal. Entendemos que a preservação da intimidade é direito constitucionalmente garantido e merece ser respeitado. Também reconhecemos que os profissionais atuantes neste segmento são devidamente treinados e preparados para respeitar esses direitos e exercerem suas funções da melhor forma, porém, é indiscutível que a intimidade feminina deve ser preservada, só podendo ocorrer caso os procedimentos realizados sejam executados por vigilante feminina”, reforçou Aldir Júnior.

Leia também: Justiça proíbe nomeações de parentes no serviço público do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.