Luto na cultura do Maranhão

Morre, em São Luís, o cantor maranhense Cláudio Pinheiro

O artista destacou-se como uma das vozes mais potentes da música popular maranhense.

Imirante.com

Atualizada em 24/03/2024 às 12h03
Cláudio Pinheiro faleceu neste domingo (24). (Foto: reprodução)
Cláudio Pinheiro faleceu neste domingo (24). (Foto: reprodução)

MARANHÃO - Morreu, neste domingo (24), o cantor e entusiasta da cultura maranhense Cláudio Pinheiro. O artista tinha 67 anos e destacou-se como uma das vozes mais potentes da música popular maranhense.

Cláudio Pinheiro era uma das vozes mais marcantes na cultura popular maranhense. (Foto: reprodução)
Cláudio Pinheiro era uma das vozes mais marcantes na cultura popular maranhense. (Foto: reprodução)

Com anos de carreira, Cláudio Pinheiro também dedicava-se a pesquisas sobre as manifestações culturais do Maranhão, dando sempre ênfase a ritmos como o bumba-meu-boi, o tambor de crioula, quadrilha, entre outros.

Cláudio era irmão do cantor e intérprete da Companhia Barrica, Inácio Pinheiro, e integrou a primeira formação do Boizinho Barrica. Natural do município de Araioses, no Maranhão, seu primeiro disco foi lançado em 1993. A Secretaria Municipal de Cultura de São Luís lamentou a perda e emitiu uma nota de pesar. Veja na íntegra:

"É com bastante pesar que recebemos a notícia do falecimento do cantor Cláudio Pinheiro. Irreparável perda para a cultura maranhense, sua voz potente sempre será lembrada com muito carinho pela cidade de São Luís. 

Secult".

A artista maranhense Rosa Reis se manifestou lamentando a morte do amigo. “Perdi um grande amigo e admirador do meu trabalho. Meu vizinho de adolescência no bairro da Alemanha. Muitas histórias juntos, muito aprendizado e alegrias vividas. Sua contribuição a cultura do Maranhão não tem tamanho. Sua voz ecoa nos meus ouvidos, linda, bela, sem igual. Nossos momentos no palco serão eternos”, escreveu Rosa em uma rede social.

Roseana Sarney, ex-governadora do Estado também falou sobre a perda. "Muito abalada neste domingo com a morte de
Cláudio Pinheiro, que dedicou sua vida, seu talento e sua inteligência à cultura do Maranhão. Sensível e espirituoso, tinha por ele respeito, admiração e um carinho enorme por tudo que ele representava para seus amigos e admiradores", disse Roseana.

Já o Secretário de Comunicação do Estado, Sérgio Macedo, afirmou que foi impactado pela notícia. “É uma grande perda para a cultura maranhense, era um dos caras mais queridos e mais representativos do nosso folclore, é de se lamentar muito”, disse o secretário em entrevista à repórter Alessandra Rodrigues, da Mirante AM

Informações sobre o velório de Cláudio Pinheiro

O velório do cantor Cláudio Pinheiro iniciou às 7h deste domingo (24), na Pax da rua Osvaldo Cruz, no Centro de São Luís. Já o enterro, está previsto para ocorrer às 16h de hoje, no Parque da Saudade, localizado no bairro Vinhais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.