(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Após crise sobre escolha para TCE, Brandão age para acalmar os ânimos dos aliados

Governador decidiu chamar seus aliados e conversar para deixar o clima mais ameno após quase "declaração de guerra" na base governista.

Ipolítica

Governador Carlos Brandão decidiu acalmar os ânimos entre seus aliados
Governador Carlos Brandão decidiu acalmar os ânimos entre seus aliados (Divulgação)

SÃO LUÍS - Ao contrário do clima inicial depois dos movimentos contra a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o fim de semana foi de tranquilidade no grupo governista. Os ânimos estão sendo acalmados e diálogos estão acontecendo “finalmente”.

O clima estava de guerra nos bastidores do Palácio dos Leões e na Assembleia Legislativa. Uma série de canetadas começaram a ser dadas exonerando aliados dos deputados que levaram à suspensão do processo de escolha do novo conselheiro do TCE.

Othelino Neto (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Júlio Mendonça (PCdoB) perderam espaço após a ação orquestrada para barra a escolha do advogado Flávio Costa. A situação ficou mais tensa ainda com a liminar que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, concedeu suspendendo o processo.

Diante das “batalhas” que estavam sendo travadas, o governador Carlos Brandão (PSB) decidiu acalmar os ânimos. Primeiro ele decidiu reestabelecer o diálogo com sua base. Está chamando os aliados para conversar e pedindo calma a todos.

“Santa liminar”, dizem os palacianos, fazendo referência a decisão de Dino e mostrando que se não se reestabelecer o diálogo, o grupo será implodido.

Claro que o clima ainda não é o mais indicado porque ainda há governistas que acreditam que o ministro Flávio Dino quis impor medo ao Leões orquestrando os movimentos contra o processo para escolha do conselheiro do TCE. 

“Mas clima clima melhorou sim. Melhorou bastante”. Assim dizem palacianos ouvidos pela coluna. Agora é aguardar para saber se todas as arestas serão aparadas. Só quem não deverá ter trégua é Othelino Neto. 

“Interlocutores da paz”

Pelos recados dados nas redes sociais, já se pode imaginar quem foram os atores que agiram na tentativa de reestabelecer o diálogo na base governista.

O ex-secretário de comunicação do Maranhão, Ricardo Capelli, e o deputado federal Márcio Jerry encabeçaram a interlocução com o Palácio dos Leões para ajudar a amenizar o clima ruim na base governista.

Os dois escreveram em suas redes sociais falando de sabedoria, coragem, convicções, diálogo e respeito. Recados dados após, claro, conversas com o governador Carlos Brandão.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.