Recomendações

Descubra qual o intervalo para doação de sangue após infecção por dengue

As medidas foram publicadas em nota técnica conjunta pelo Ministério da Saúde e a Anvisa.

Imirante, com informações da SES

Pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias.
Pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias. (Foto: Divulgação/SES)

SÃO LUÍS - O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) reforça os critérios para doação de sangue após infecção por dengue, e as recomendações sobre o intervalo para as pessoas que tomaram a vacina contra a dengue. 

As medidas foram publicadas em nota técnica conjunta pelo Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a nota técnica:

1) Pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação completa;

2) Pessoas que tiveram dengue grave devem aguardar 180 dias após a recuperação completa;

3) Pessoas que tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias deverão aguardar 30 dias após o último contato sexual;

4) Pessoas que tomaram a vacina contra a dengue devem aguardar 30 dias após a vacinação.

Leia também:

Maranhão registra primeira morte por dengue neste ano de 2024

O diretor clínico do Hemomar, Ademar Moraes, esclarece que as orientações são importantes para garantir a manutenção da qualidade dos hemocomponentes e a biossegurança dos procedimentos. “As orientações da nota técnica visam fortalecer ainda mais a segurança dos pacientes infundidos, baseados em evidências científicas que apontam o risco de transmissão de dengue por transfusão sanguínea, adequando-se à particularidade do momento de aumento dos casos da virose em todo o país”.

O Hemomar alerta ainda aos doadores que caso confirmem diagnóstico por dengue logo após a doação de sangue ou apresentem sintomas como febre ou diarreia até 14 dias após a doação informem à instituição. “A informação é necessária para que possamos resgatar eventuais hemocomponentes em estoque e/ou acompanhar os pacientes, receptores do material’, explicou Ademar Moraes. 

A nota técnica destaca ainda que, conforme instruções dos fabricantes das vacinas contra dengue disponíveis no Brasil, pacientes que estão recebendo tratamento com imunoglobulinas ou hemocomponentes contendo imunoglobulinas, como sangue ou plasma, devem esperar pelo menos seis semanas e, preferencialmente, três meses após o término do tratamento para tomar a vacina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.