(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Falta de autonomia é um dos motivos para saída de secretários de Braide

Último que saiu da gestão do prefeito Eduardo Braide foi Liviomar Macatrão que estava há oito meses sem conseguir falar com o prefeito.

Ipolítica

Pelo menos 16 auxiliares de primeiro escalão já deixaram a gestão de Eduardo Braide
Pelo menos 16 auxiliares de primeiro escalão já deixaram a gestão de Eduardo Braide (Reprodução TV Mirante)

SÃO LUÍS - Mais um secretário do prefeito Eduardo Braide (PSD) que deixa a gestão de São Luís por ser ignorado. Liviomar Macatrão, que comandava a Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), decidiu deixar a função após passar oito meses sem ser recebido pelo prefeito.

Mas não foi somente o fato de ser ignorado (até em aplicativos de conversa) que pesou para Macatrão. O atraso no pagamento de contratos da Semapa era o que mais incomodava Liviomar. Somente da Feirinha São Luís há contratos com débitos superiores há R$ 1 milhão.

Mas o comportamento de Eduardo Braide com Liviomar Macatrão não é exclusivo do ex-titular da Semapa. Joaquim Haickel, por exemplo, não aguentou muitos meses ser ignorado e deixou a Comunicação.

Fora não atender os seus auxiliares (geralmente aqueles que não obedecem a cartilha), a falta de autonomia incomodou os que decidiram deixar a gestão municipal. Esta falta de autonomia vai desde decisões pequenas como composição da equipe até as decisões sobre ações e as assinaturas de contratos.

Nada pode ser feito na Prefeitura de São Luís se Braide não disser que pode. E as ideias, geralmente, a serem executadas, são dele.

Aquele Eduardo Braide de antes da posse em 1º de janeiro de 2021 não existe mais. Assim disseram à coluna ex-auxiliares do prefeito.

Talvez, o sentimento de comandar um palácio deixou Braide com o comportamento de um monarca.

Os demitidos

São cerca de 16 auxiliares de primeiro escalão que já deixaram a gestão de Eduardo Braide. A maioria pediu para sair.

Somente Ana Carla da Semcas e Marco Duailibe da Secult foram demitidos após escândalos na Prefeitura.

Outros fiéis como Eneas Fernandes e Igor Almeida, por exemplo, pediram para sair. Ricardo Diniz foi demitido para dá espaço para abrigar indicado de aliado. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.