(Divulgação)

COLUNA

Dr Hugo Djalma
Médico nutrólogo e neurocientista
Drº Hugo Djalma

Cuidado com quem você autoriza ser autoridade na sua vida!!

Resumindo: você literalmente copia as pessoas; porém, usa para isso a autoridade que automaticamente seu cérebro dá aos atores dos eventos e calcula tudo nas circunstâncias que você percebeu!!

Drº Hugo Djalma

Desde nascimento até seu último dia de vida seu cérebro e, acredite, até suas células, estão tentando calcular previsibilidades de acontecimentos externos e comportamentos terceiros para se anteciparem ou saberem como evitar riscos ou buscar recompensas.

Parece complicado, né!! Mas, resumindo: o céu fechou e parece que vai chover, tire a roupa do varal!!

Estudos com gestantes e seu filhinhos intra-ventre, nas últimas semanas da gestação, mostram que eles já reconhecem o timbre e entonação de suas mães previamente as condicionando à proteção e carinho. ou seja, à maior chance de sobreviver.

Antes mesmo de você vir ao mundo há uma condição inata na sua estrutura sensorial (de sentidos como audição, olfato...) que seleciona em tempo integral coisas que possivelmente o farão bem ou mal. o problema é que sua capacidade de previsibilidade tem muitos erros e lacunas na tomada de decisão e julgamentos.

Mais importante viés é que seu cérebro tem apenas seu repertório de vida para saber sobre algo e decidir sobre seus caminhos; por exemplo, se toma ou não proteína após o treino porque viu no Youtube que vai catabolizar em minutos após a academia.

Aliás, é exatamente essa autoridade que você deu ao youtuber que quero lhe falar: cuidado com que você autoriza ser autoridade em sua vida!!

Como referido no começo do texto, nosso cérebro jamais para de tentar prever acontecimentos e atitudes terceiras. e para isso ele precisa observar comportamentos alheios, calculá-los no ambiente em que foram executados, dar um significado a essas atitudes e talvez imitá-lo ou não.

Resumindo: você literalmente copia as pessoas; porém, usa para isso a autoridade que automaticamente seu cérebro dá aos atores dos eventos e calcula tudo nas circunstâncias que você percebeu!!

Simples assim; você convive com o porteiro nos momentos em que ele é autoridade na portaria e acaba copiando-o. e isso pode ser aplicado ao policial militar, professor carrasco, gerente do banco ou até por seu colega desocupado que transmite muita segurança no que faz. 

Tudo isso deriva de seus neurônios-espelhos e de sua necessidade de calcular significados e valores que o aproximem da sobrevivência.

A lacuna é exatamente em fazer isso de forma automática e acabar sendo discípulo de um autodeclarado pastor que tenha um caráter duvidoso, mas você quase o idolatra como referência de vida. 

Esse viés que interfere em quem você decide ser autoridade ou não pode fazer adolescentes desrespeitarem seus pais e elegerem o professor revolucionário ser o revolucionário ser o sabe-tudo mais interessante do mundo. brincadeira a parte, isso é muito real... e sério!!

Portanto, saiba que seu cérebro funciona sozinho e antes de seu nascimento até seu último dia de vida ele tenta prever fatos e comportamentos usando habilidades inatas que não desligam nem que você queira. isso abrange desde observando palavras, entendendo seus contextos e tentando evocá-las nas condições ideais até modelando comportamentos de quem ele considera ter mais dominância de ambiente e copiando quem você interage. eis a explicação neuropsicológica de: me dizes com tu quem andas que te direi quem tu és!!

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.