Premiação

Universidade Ceuma sedia premiação de Empresas Júnior do MA

A Premiação da Maranhão Júnior (Maju) 2024 ocorre neste sábado (27), no Auditório Expedito Bacelar, no Ceuma Renascença, em São Luís. Duas EJ’s da universidade serão premiadas.

Publipost / Universidade Ceuma

Atualizada em 26/01/2024 às 15h44
Premiação da Maranhão Júnior (Maju) 2024.  Foto: Divulgação
Premiação da Maranhão Júnior (Maju) 2024.  Foto: Divulgação

SÃO LUÍS - Neste sábado (27), será realizada no auditório da Universidade Ceuma a Premiação da Maranhão Júnior (Maju) 2024, que tem como objetivo reconhecer o trabalho das Empresas Júnior que se destacaram em 2023.

Uma Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada e gerida por estudantes de um curso superior.

Para a Federação Maranhão Júnior, responsável por promover o evento, a Maju busca reconhecer todas as empresas júnior que conseguiram atingir suas metas e se destacaram nas suas respectivas segmentações, além de também premiar e homenagear essas empresas pelo sucesso obtido no ano anterior e ainda ser um start para motivar ainda mais o negócio a bater as metas do ano de 2024.

A cerimônia de premiação começa às 18h30, no Auditório Expedito Bacelar, no Ceuma Renascença, em São Luís.

Ao todo, haverá 8 categorias de reconhecimento aos trabalhos das empresas juniores do Maranhão, são elas:

1.    Case de sucesso: Projeto salve um negócio

2.    Premiação primeira Classe

3.    Conselheiro do ano

4.    EJ Engajada

5.    EJ’s que saíram do zero em janeiro de 2024

6.    EJ’s que bateram meta de alto crescimento

7.    EJ Colaborativa

8.    EJ Inovadora 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Além de premiar as empresas júnior nessas 8 categorias, a Maju também irá reconhecer as Instituições de Ensino Superior Empreendedoras, que possuem empresas juniores na maioria dos cursos.

A Universidade Ceuma, que vai sediar a premiação, é uma das principais IES do Maranhão que investem na formação de empresas júnior. Atualmente, o Ceuma, tem cinco empresas juniores:

  • “Valor” – do curso de Administração e Contabilidade
  • “Faro” – da área de Comunicação
  • “Seeds” – do curso de Computação e Programação
  • “Psiworks” – do curso de Psicologia
  • “Edificare” – da área de Engenharia Civil e Arquitetura
     

Dessas cinco empresas, duas receberão a premiação: “Psiworks” e “Valor”.

Para o professor Othon Bastos Filho, coordenador do Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da Universidade Ceuma, na instituição há várias empresas em processo de expansão e que, em breve, poderão também fazer parte de premiações como a Maju.

“A importância para nós da Universidade Ceuma é agora estar inserido nesse contexto, em que inicialmente estão as duas empresas júnior. Mas a nossa tendência é ter mais participação das outras empresas júnior nossas, que estão em fase de expansão dentro da universidade com outros cursos, para que possamos ter destaque nessas premiações. A meta é iniciarmos um protagonismo no processo da utilização da empresa júnior como uma estratégia de trabalhar o mercado, as instituições de ensino em prol da melhoria da sociedade e também da melhoria dos processos ali envolvidos e estudados por esses cursos”, destaca o professor.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Leia também:

 ·Universidade Ceuma aposta em empresas juniores e startups para capacitar e preparar estudantes para o mercado de trabalho 

 ·Empresas juniores da Universidade Ceuma são premiadas na Expo Indústria 2023

A importância das EJ’s

De acordo com o professor Othon Bastos Filho, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnologia e Empreendedorismo (NITE) da Universidade Ceuma, as empresas juniores são muito importantes no processo de aprendizado dos estudantes, pois o projeto de estudo deles é real dentro das demandas do mercado.

Os principais objetivos de uma empresa júnior é fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios acadêmicos, gerir com autonomia em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico e elaborar projetos de consultoria na área de formação dos estudantes.

Na Universidade Ceuma, os cursos de graduação, assim como as empresas juniores, já estão envolvidos com a realidade atual do mercado. No caso específico dessas empresas, os estudantes atuam como profissionais, com supervisão de professores, mas estão à frente de apresentar soluções práticas para as dores dos mais diversos nichos do mercado de trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.