Crime em São Luís

Após ser solto em audiência de custódia, Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento na morte de motorista de ônibus

Leonidas Cunha Ribeiro é apontado como um dos participantes no latrocínio do motorista de ônibus Francisco Vale Silva morto a tiros na noite de segunda.

Imirante.com

Atualizada em 25/01/2024 às 19h33
Leonidas Cunha Ribeiro, apontado como um dos participantes no assassinato do motorista de ônibus Francisco Vale Silva. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Leonidas Cunha Ribeiro, apontado como um dos participantes no assassinato do motorista de ônibus Francisco Vale Silva. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (25) a Justiça do Maranhão decretou a prisão preventiva de Leonidas Cunha Ribeiro, conhecido como 'Lobinho'. Ele é apontado como um dos participantes no latrocínio do motorista de ônibus Francisco Vale Silva, de 48 anos, morto a tiros na noite de segunda-feira (22), em São Luís.

A decisão é do juiz titular da 1ª Central de Inquéritos e Custódia, Rogério Pelegrini Tognon Rondon. A ação acatou um pedido feito pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) que afirma que Leonidas foi reconhecido por uma vítima sendo um assaltantes que estava dentro do ônibus durante o crime.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Segundo o Ministério Público, a decisão judicial que, mandou soltar o suspeito, foi considerada precipitada e reconheceu a ilegalidade da prisão.

Francisco Vale Silva, de 48 anos, foi assassinado durante um assalto na noite desta segunda-feira (22), na Avenida dos Franceses. (Foto: Arquivo Pessoal)
Francisco Vale Silva, de 48 anos, foi assassinado durante um assalto na noite desta segunda-feira (22), na Avenida dos Franceses. (Foto: Arquivo Pessoal)

Solto após confessar crime

Leonidas Cunha Ribeiro havia sido preso em flagrante na terça-feira (23), junto com outros dois adolescentes apontados como executores do assassinato do motorista Francisco Vale Silva. Os dois menores foram apreendidos.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) ele confessou a participação do crime. Entretanto, após ser preso, ele foi solto devido uma decisão da Justiça do Maranhão, atendendo um pedido da Defensoria Pública, reconheceu a ilegalidade da prisão e relaxou o flagrante, apontando 'vício formal'.

No pedido feito pelo Ministério Público do Maranhão, foi reforçado que a prisão de Leonidas é necessária para garantir a ordem pública e a credibilidade das instituições, principalmente do Judiciário, já que se trata de um crime de grande comoção e repercussão social.

Leia mais:

Após soltura, MP-MA pede prisão preventiva de suspeito de participar da morte de motorista de ônibus

Dois suspeitos de envolvimento na morte de motorista são adolescentes; trio foi capturado nessa terça-feira

Ônibus voltam a circular na Grande São Luís após prisões de suspeitos da morte de motorista

Rodoviários iniciam paralisação de advertência na Avenida das Cajazeiras, em São Luís

Motorista de ônibus é morto durante assalto na Avenida dos Franceses, em São Luís

Assassinato

O motorista de ônibus Francisco Vale Silva, de 48 anos, foi assassinado durante um assalto na noite desta segunda-feira (22), na Avenida dos Franceses, próximo ao Terminal Rodoviário de São Luís. Francisco conduzia o ônibus da linha Vila São José/Rodoviária quando três homens anunciaram o assalto.

Após assaltarem os passageiros, os três criminosos mandaram Francisco Silva parar o ônibus, mas ele não conseguiu frear e foi atingido com um tiro na cabeça pelo assaltante que estava com o revólver. Francisco não resistiu ao ferimento e morreu dentro do ônibus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.