Federação do PP e Republicanos pode mexer no jogo político em SL e Imperatriz
Partidos dialogam nacionalmente para se unir já para as eleições de 2024; tabuleiro eleitoral nas duas maiores cidades terá mudança caso a federação se consolide.
SÃO LUÍS - Uma articulação nacional pode mexer no jogo político de 2024 nas duas principais cidades do Maranhão. Uma possível federação do PP com o Republicanos pode mexer no tabuleiro eleitoral de Imperatriz e São Luís.
As conversas sobre esta união dos dois partidos vem acontecendo desde o início do segundo semestre do ano passado. As tratativas também estão sendo feitas com o União Brasil, mas o diálogo está mais avançado entre Republicanos e PP.
Se confirmada a federação, em Imperatriz alguma candidatura pode ser sacrificada pelo menos por um dos dois partidos.
O PP tem pré-candidato a prefeito de Imperatriz, o deputado estadual Rildo Amaral. O Republicanos também. A deputada federal em exercício Mariana Carvalho. Em tese, pelo que vem sendo negociado, presidirá a federação do PP e Republicanos no Maranhão o ministro André Fufuca, que considera a candidatura de Amaral irreversível.
Com isto, Mariana Carvalho não poderia ser candidata a prefeita pelo seu atual partido. Teria que buscar outra legenda.
Já em São Luís, com esta federação o prefeito Eduardo Braide (PSD) poderá perder o apoio do Republicanos já que Fufuca é do grupo do governador Carlos Brandão (PSB) que já declarou apoio ao deputado federal Duarte Júnior (PSB).
Apesar do martelo ainda não está batido, o pessoal do PP no Maranhão aponta como certa a federação.
Já o deputado Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos, disse à coluna que se a federação sair, não será para as eleições municipais. Talvez para depois.
O fato é que existe a possibilidade do cenário mudar e muitos esperam que a definição saia logo porque o prazo para as filiações é até o início de abril.
Saiba Mais
- PT defende Camarão para governo em 2026, mas diz que não antecipará debate
- Brigas de Bolsonaro e Valdemar "sobram" para deputados do MA
- Marquinhos tentou ser presidente e acabou acelerando apoios a Paulo Victor
- Base governista tem mais de 150 prefeitos eleitos em 2024
- PGR denuncia dois deputados federais do MA por desvio de emendas parlamentares
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.