(Divulgação)
COLUNA
Ruy Palhano
Ruy Palhano é médico psiquiatra.
Ruy Palhano

Virada do ano e virada no estilo de vida

Eis algumas recomendações úteis que podem favorecer seu bem-estar físico, emocional e psicossocial. São recomendações práticas que, se levadas a sério, podem prevenir problemas de saúde, tanto físicas, mentais e sociais.

Ruy Palhano

Eis algumas recomendações úteis que podem favorecer seu bem-estar físico, emocional e psicossocial. São recomendações práticas que, se levadas a sério, podem prevenir problemas de saúde, tanto físicas, mentais e sociais.

Neste ano que chegou, corra menos, tenha mais calma, mais paciência para alcançar suas metas e objetivos. A pressa nos adoece e nos torna vulneráveis à problemas físicos, psicológicos e sociais graves, além de não nos permitir desfrutar de nada que se faz pois é a porta de entrada para o estresse.

A pressa e o stress liberam em nosso corpo cortisol, hormônios do estresse, em níveis elevados. Isso pode conduzir a problemas cardiovasculares, como aumento da pressão arterial e maior risco de doenças do coração. Além do mais, a tensão muscular causada pelo estresse crônico pode resultar em dores de cabeça, dores musculares e até distúrbios digestivos.

A saúde mental também é afetada pela pressa ou estresse crônico. Sentir-se emocionalmente cansado, esgotado, irritado, ansioso e sobrecarregado é uma consequência comum do estresse crônico, afetando negativamente sua qualidade de vida e relacionamentos interpessoais.

Estabeleça prioridades, muitas pessoas empreendem os mesmos esforços ou gastam as mesmas energias em situações distintas, uma das outras. Cada atividade ou objetivo a ser alcançado exige esforços distintos. Dê prioridade às coisas mais significativas e mais importantes, pois isto reduz o esforço que você desprende na execução de cada tarefa.

Faça uma coisa de cada vez. Fazer várias coisas ao mesmo tempo, como é comum observarmos nos dias atuais, se torna enfadonho e às vezes se torna inalcançável que você quer. Isso passou a ser uma marca da sociedade contemporânea, fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Ocorre, que ao agires desta forma isto tornará as tarefas cansativas, enfadonhas, irritantes devido ao incremento da ansiedade e do stress. 

Ao contrário, fazendo uma de cada vez, suas tarefas se tornam mais prazerosas e menos desgastante. Os ganhos, o prazer e os resultados são incomparáveis, pois, a satisfação a alegria, emergirão ao realizar uma coisa de cada vez.

Faça tudo com atenção plena e com profundidade.  Realizar tarefas sem esses ingredientes, ou seja, de forma superficial e efêmera, ou seja, sem dá atenção ao que estas fazendo ou às pressas e no corre-corre você não desfrutara intensamente do que estas fazendo. Suas tarefas perdem as garantias e o sabor ao serem executadas. Você não vai ao âmago, a essências dos seus objetivos. 

Atenção plena, é na prática de se concentrar completamente no presente. É um método que promove maior bem-estar emocional e qualidade de vida através de exercícios de meditação e respiração. Esta prática está cada vez mais em alta, principalmente no mundo pós-pandemia, O Mindfulness auxilia na concentração, diminuição de estresse e ansiedade e no foco para as atividades importantes. 

 “A sociedade moderna vem, infelizmente, desencadeando muitas vezes ambientes de estresse, aumentando casos de burnout, entre outros transbordamentos emocionais graves” e a prática do Mindfulness pode mudar isso.

O mal da humanidade é o stress, que adoece muita gente ao redor do mundo. O stress atinge cerca de 31% dos seres humanos, predominantemente entre jovens, mulheres e a pessoas de baixa escolaridade. Isto é, ele nos leva ao adoecimento, aos problemas emocionais e mentais e ao infortúnio.

Relaxe, descanse, seja 10 a 15 minutos, entre uma tarefa e outra. Tire um cochilo, por menor tempo que for. Pratique uma atividade física, regular, a que achares a melhor para você. Ouça, músicas e leia livros, deixe um tempo os eletrônicos de lada e exercite as relações sociais interpessoais, esse contato humano e restaurador, efetivo e prazeroso.

Sorria mais. Quando o bom humor e o riso são compartilhados eles unem as pessoas, aumentam a intimidade e, claro, contribuem com o estado de felicidade. Além disso, rir fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia, diminui a dor, protege contra os efeitos do estresse e muito mais. Sorri libera hormônios cerebrais indispensáveis a nossa felicidade, ao nosso prazer e ao nosso bem-estar. 

Ame e se dê mais para os outros. Isto nos faz muito bem para nossa alma e para nossas relações sociais e humanas. Compartilhar é um poderoso ingrediente para o incremento de nossa felicidade, prazer e bem-estar geral das pessoas.

Se ame mais, se queira bem e se dê valor. Autoestima, representa a porta de entrada para seu bem-estar pessoal e social. Autoestima é um ingrediente fundamental para nossa felicidade. Não cultive ódio e rancor isto faz um mal danado a nós mesmos. Feliz Ano Novo!

Ante todas estas particularidades, recomendadas acima, as quais são importantes na nossa condição de viventes, faz-se necessário lembrar a nós mesmos, que quem faz o mundo rodar e garantir a vida onde vivemos, somos nós mesmos. Somos o diretor, o produtor, o editor, o protagonista e o autor da vida que levamos e do mundo. A simbologia do Ano Novo, nos conduz a novos planejamentos, aspirações e mudanças que queremos empreender no ano vindouro, mas não trará qualquer solução se não adotarmos atitudes proativas e comportamentos que julgarmos necessário para vivermos bem e melhor, seja em que ano for. Portanto, mude o que for necessário para viveres bem. Feliz 2024 para todos. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.