Mudanças

Sisu contará com edição única em janeiro em 2024

Programa usa as notas do Enem para aprovar candidatos em universidades públicas.

Imirante.com

Atualizada em 29/12/2023 às 16h15
O edital, divulgado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União, estipula o período de inscrições entre 22 e 25 de janeiro.
O edital, divulgado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União, estipula o período de inscrições entre 22 e 25 de janeiro. (Foto: Ana Carolina Moreno/g1)

BRASIL - Pela primeira vez,  o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) contará com uma edição única, marcada para janeiro de 2024, eliminando o tradicional processo seletivo que geralmente ocorre no meio do ano. Nessa etapa exclusiva, os candidatos poderão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 para competir por vagas em cursos de universidades públicas, com início das aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre.

O edital, divulgado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União, estipula o período de inscrições entre 22 e 25 de janeiro. Abaixo, esclarecemos algumas dúvidas e apresentamos o cronograma completo:

Escolha do Semestre na Faculdade

Não será possível escolher em qual semestre ingressar na faculdade. A decisão ficará a cargo da universidade, que, com base na ordem da lista de classificação de candidatos, determinará quem iniciará os estudos em cada semestre.

Quem Pode Participar 

Podem participar os alunos que realizaram o Enem 2023 e obtiveram nota superior a zero na redação. Treineiros não serão aceitos.

Opções de Vaga

Durante a inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de vaga, podendo alterá-las quantas vezes desejar, entre 22 e 25 de janeiro. Serão consideradas as opções marcadas no sistema até às 25h59 do dia 25. Monitorar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep diariamente pode oferecer uma boa indicação das chances de classificação em cada curso.

Cotas 

As cotas continuarão em vigor, mas com uma modificação significativa. Todos os candidatos concorrerão inicialmente às vagas de ampla concorrência. Apenas se não atingirem as notas nessa modalidade e fizerem parte de algum dos grupos de cotas (com critérios de raça e renda), entrarão na disputa por esse benefício. Isso significa que um candidato autodeclarado preto, por exemplo, com uma nota mais alta do que a exigida na ampla concorrência, será aprovado na "lista geral" sem retirar a vaga de um cotista com desempenho mais baixo. Anteriormente, até o Sisu 2023, os cotistas já participavam desde o início de uma classificação separada da ampla concorrência.

Cronograma

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade Importante destacar que mesmo os candidatos aprovados para o 2º semestre devem seguir o calendário acima, ou seja, realizar a matrícula em fevereiro.

 

 


 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.