Fogos de artifício

TerraZoo orienta como garantir o conforto dos pets durante a virada de ano

O som alto e imprevisível dos fogos pode provocar ansiedade extrema e até mesmo colocar em risco a saúde e o bem-estar dos animais de estimação.

Publipost / TerraZoo

Atualizada em 19/12/2023 às 11h35
Barulho dos fogos de artifícios e foguetes pode assustar os pets. (Foto: Divulgação)
Barulho dos fogos de artifícios e foguetes pode assustar os pets. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com as festas de fim de ano chegando, é importante lembrar que os fogos de artifício podem gerar um ambiente estressante para os nossos pets. O som alto e imprevisível dos fogos pode provocar ansiedade extrema e até mesmo colocar em risco a saúde e o bem-estar dos animais de estimação.

“A sensação de desconforto nos nossos animais pode desencadear mudanças comportamentais sérias, como danos a objetos, autolesões ou tentativas de fuga. Se essa exposição ao desconforto persistir, pode impactar o sistema imunológico, desencadear problemas de saúde e deixar sequelas duradouras tanto na saúde quanto no comportamento", alerta a Dra. Débora Campos, médica veterinária da TerraZoo.

Para ajudar a tornar esse período mais tranquilo para os pets, a equipe de especialistas da TerraZoo compartilhou dicas valiosas para garantir o conforto dos animais durante as festas de fim de ano.

Conheça os sinais de estresse

É fundamental observar e identificar como seu animal reage diante de situações estressantes. Tremores, tentativas de fuga e respiração acelerada são alguns comportamentos que podem indicar estresse.

É importante ficar atento aos sinais de estresse. (Foto: Divulgação)
É importante ficar atento aos sinais de estresse. (Foto: Divulgação)

Crie um ambiente seguro

Providencie um local dentro de casa onde seu pet se sinta seguro e à vontade. Mantenha por perto os objetos e itens preferidos dele, como brinquedos, comida, cobertores e outros elementos que possam distraí-lo.

Utilize produtos calmantes que podem ser encontrados na TerraZoo

Existem produtos desenvolvidos especificamente para acalmar os animais, reduzindo a ansiedade durante a queima de fogos.

O Calmyn Dog é um suplemento aminoácido indicado para cães de qualquer idade ou fase da vida, podendo ser utilizado sob situações de estresse.

Calmyn Dog. (Foto: Divulgação)
Calmyn Dog. (Foto: Divulgação)

Já o Seren Snacks, além de ser um suplemento alimentar em forma de tablete palatável, possui camomila na sua formulação. Ele também ajuda a garantir os nutrientes necessários para evitar o estresse no seu bichinho.

Seren Snacks. (Foto: Divulgação)
Seren Snacks. (Foto: Divulgação)

Para garantir o bem-estar animal, você também pode contar com o Quetin. É indicado, em qualquer fase da vida, para prevenir respostas comportamentais ao estresse decorrente de estímulos perturbadores, como sons aversivos produzidos por fogos de artifício, gritos, carros e até tempestades.

Quetin 30. (Foto: Divulgação)
Quetin 30. (Foto: Divulgação)

Todos esses medicamentos você encontra na TerraZoo mais próxima de você e também no site.

Identificação e prevenção

Certifique-se de que seu pet está devidamente identificado com uma coleira contendo seus dados. Durante as festividades, mantenha-os em um local seguro para evitar fugas causadas pelo medo dos fogos.

Você pode fazer uma plaquinha de identificação da My Family que fica pronta em até dois minutos. As máquinas de coleira personalizada você encontra nas lojas da Terra Zoo da Cohama e Calhau/Holandeses.

As máquinas de coleira personalizada você encontra nas lojas da Terra Zoo da Cohama e Calhau/Holandeses e ficam prontas em até dois minutos. (Foto: Divulgação)
As máquinas de coleira personalizada você encontra nas lojas da Terra Zoo da Cohama e Calhau/Holandeses e ficam prontas em até dois minutos. (Foto: Divulgação)

Garanta um fim de ano sem estresse

Proteger nossos animais de estimação durante os períodos de fogos de artifício é uma responsabilidade importante dos tutores. Ao seguir essas dicas e prestar atenção às necessidades e reações de seus pets, é possível proporcionar um ambiente mais seguro e confortável durante as festas de fim de ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.