Estados de olho

Câmara pode votar proposta para compensação de perdas de ICMS

Um dos itens na pauta altera a Lei Kandir para vedar a incidência do ICMS nos casos de transferência de mercadoria entre estabelecimentos do mesmo contribuinte.

Agência Câmara

Deputados federais poderão votar compensação para perdas de ICMS
Deputados federais poderão votar compensação para perdas de ICMS (Zeca Ribeiro / Agência Cãmara)

BRASÍLIA - O Plenário da Câmara dos Deputados tem reunião marcada para esta tarde com três propostas na pauta, que tramitam em regime de urgência. Um dos itens altera a Lei Kandir para vedar a incidência do ICMS nos casos de transferência de mercadoria entre estabelecimentos do mesmo contribuinte. 

A proposta (PLP 116/23), tramita apensada ao PLP 153/15. O relator é o deputado Da Vitoria (PP-ES).

Leia também: Defesa de Zanony nega acusações de extorsão contra Paulo Victor

Está na pauta também o PL 6256/19, da deputada Erika Kokay (PT-DF) e do ex-deputado Pedro Augusto Bezerra que institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. 

O relator é o deputado Pedro Campos (PSB-PE).

Também pode ser votado o PL 1741/22, da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) que prorroga prazos para defesa de dissertação de mestrado e tese de doutorado em virtude de parto, ou nascimento de filiação, ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção, ou licença adoção. A relatora é a deputada Tabata Amaral (PSB-SP).

A perda de ICMS tem sido debatida por governadores de todos os estados da federação, desde 2022, quando houve mudanças na lei que regulamenta o recolhimento. 

A expectativa dos estados, agora, é de que medidas sejam efetivadas em Brasília para que haja maior arrecadação nos próximos meses.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.