Em São Luís

Filha flagrada tentando matar a própria mãe por asfixia é condenada a 19 anos de prisão

Luciana Paula Figueiredo foi levada à júri popular em sessão realizada no 1º Tribunal do Júri de São Luís nesta terça-feira (31).

Imirante.com

Atualizada em 05/11/2023 às 08h49
Luciana deverá responder à condenação em regime fechado. (Foto: Josy Lord)
Luciana deverá responder à condenação em regime fechado. (Foto: Josy Lord)

SÃO LUÍS - Luciana Paula Figueiredo, flagrada tentando matar a própria mãe, Ana Benedita Figueiredo, de 68 anos, em janeiro de 2020, foi condenada, nesta terça-feira (31), a 19 anos e um mês de prisão. O crime aconteceu dentro do Hospital Carlos Macieira, em São Luís, onde a vítima estava internada.

Luciana Paula Figueiredo foi levada à júri popular em sessão realizada no 1º Tribunal do Júri de São Luís, no Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau. Após a votação dos jurados, o juiz Gilberto de Moura Lima, leu a sentença que condenou a acusada. Ela deverá responder à condenação em regime fechado.

A vítima estava internada no hospital, e a tentativa de homicídio foi registrada em um vídeo gravado por acompanhantes de outros pacientes;. (Foto: Reprodução / TV Mirante)
A vítima estava internada no hospital, e a tentativa de homicídio foi registrada em um vídeo gravado por acompanhantes de outros pacientes;. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

Na época, a tentativa de homicídio foi registrada em um vídeo gravado por acompanhantes de outros pacientes, que estavam na mesma enfermaria e perceberam uma movimentação estranha no leito da idosa.

Sobre o caso

No dia 28 de janeiro Luciana Paula Figueiredo, filha da idosa, foi presa suspeita de tentar matar por asfixia a própria mãe. Ana Benedita Figueiredo, de 68 anos, estava internada um leito no Hospital Dr. Carlos Macieira.

Acompanhantes de outros pacientes do hospital perceberam que Luciana Paula estava tentando matar a idosa e filmaram o momento do crime. Nas imagens, é possível ver Ana Benedita sendo asfixiada pelo nariz e pela boca pela mão da própria filha. Mesmo com condições frágeis de saúde, a idosa ainda tenta reagir.

Luciana Paula Figueiredo foi presa e autuada por tentativa de homicídio. Em depoimento, ela negou o crime, mas, ao ser questionada se é a favor da eutanásia, respondeu que ‘os pacientes terminais deveriam ter o seu direito de escolher’. Luciana Paula Figueiredo continua presa na área feminina do Complexo Penitenciário de Pedrinhas em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.