Em São Luís

Polícia acha corpo na região do bairro Alto do Calhau; há suspeita de que corpo seja de consultor desaparecido

Consultor jurídico Samuel Araújo está desaparecido desde o dia 12 de outubro.

Imirante.com

Atualizada em 19/10/2023 às 16h50
Polícia Civil do MA acha corpo na região do Alto do Calhau. Foto: Alessandra Rodrigues/Mirante AM
Polícia Civil do MA acha corpo na região do Alto do Calhau. Foto: Alessandra Rodrigues/Mirante AM

SÃO LUÍS - Na tarde desta quinta-feira (19) a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) achou um corpo na comunidade Portelinha, na região do bairro Alto do Calhau, em São Luís. De acordo com a polícia, ainda não há confirmação sobre a identidade da vítima, mas há suspeita de que seja do consultor jurídico Samuel Araújo, que está desaparecido desde o dia 12 de outubro.

De acordo com o delegado George Marques, titular da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), o corpo encontrado tem tatuagens e as mesmas características físicas de Samuel Araújo, porém, é preciso passar por perícia, para ser confirmado com exatidão de que se trata do consultor desaparecido.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

“A gente vai precisar fazer exames cadavérico, exame de DNA para confrontar com os familiares, para ter uma certeza científica. Mas, pelas características físicas e pelas tatuagens do corpo, batem com as características e tatuagens do desaparecido”, explica o delegado.

O corpo foi localizado após trabalho do Serviço de Inteligência da Polícia Civil e com ajuda de cães farejadores.

Samuel da Silva Araújo é empresário e pai de três filhos. Foto: Arquivo pessoal
Samuel da Silva Araújo é empresário e pai de três filhos. Foto: Arquivo pessoal

 

Leia também:

Veja o que se sabe até agora sobre o desaparecimento do consultor jurídico Samuel Araújo em São Luís

Ainda de acordo com o delegado-geral Jair Paiva, após o corpo ser retirado do local poderá já se identificar, por meio das vestimentas e características físicas, se é do consultor jurídico. Porém, se não houver possibilidade de verificar de imediato, será preciso aguardar o laudo da perícia para saber a identidade do corpo.

A Polícia Civil chegou até o local após receber informações do Serviço de Inteligência da corporação, de que havia um corpo na região que poderia ser do consultor.

“Nós fizemos a localização agora através da Superintendência de Homicídios, com apoio do Núcleo de Operação com Cães (NOC). Os cães apontaram, primeiramente, uma cova em que o pessoal percebeu que já tinha sido colocado alguém lá, mas estava vazia. E um segundo local, apontado pelos cães, nos deparamos já apontando partes de um corpo. Então, nós acionamos o Corpo de Bombeiros bem como a perícia, através do ICRIM/IML, para fazer a retirada e translado desse corpo para passar por perícia”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil no Maranhão, Jair Paiva.

O delegado Jair Paiva destacou que já há uma investigação bastante avançada em relação ao sumiço de Samuel Araújo, mas não pode divulgar os detalhes ainda, para não comprometer as investigações.

“A gente tem uma investigação bastante avançada, mas a gente não pode estar divulgando, infelizmente. Mas, nós temos um trabalho investigativo que está bem avançado nesse sentido. E vamos esperar agora para saber se esse corpo é do Samuel ou não. Torcemos que não seja, mas existe um corpo lá e existe um crime que a gente vai apurar. Se for do Samuel, vai fechando o quebra-cabeças da investigação, porque nós temos vários elementos. E se não for o dele, vamos identificar de quem seja e esclarecer também esse outro crime”, afirmou o delegado Jair Paiva.

O desaparecimento do consulto jurídico 

O Samuel da Silva Araújo desapareceu desde o dia 12 de outubro, quando, segundo familiares, o consultor saiu de casa prometendo que 'voltaria logo', mas não retornou. O perfil que usava no WhatsApp também ficou offline, no mesmo dia, e a foto foi retirada por volta das 19h48.

Quatro dias depois, no dia 16 de outubro, os familiares registraram o desaparecimento do consultor na delegacia e, desde então, Samuel é procurado por equipes da Polícia Civil. O caso é acompanhado pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), pois há suspeita de assassinato, porém, não há confirmação.

"É uma possibilidade [homicídio], mas não temos como confirmar nada. Continuamos em busca e esperamos encontrá-lo com vida", declarou o delegado-geral da Polícia Civil no Maranhão, Jair Paiva.

Imagens de câmeras de segurança mostram o carro de Samuel trafegando, no dia 12 de outubro, nas imediações do bairro São Francisco, em São Luís. Mas, na tarde da última terça (17), o veículo foi localizado nas proximidades do bairro Nova Terra, em São José de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.