Sem polêmica

Flávio Dino evita comentar guerra entre Israel e o Hamas

Ministro da Justiça limitou-se a divulgar ação de repatriação de brasileiros.

Ipolítica

Atualizada em 10/10/2023 às 15h39

SÃO LUÍS - Um dos mais assíduos membros da equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), decidiu adotar postura mais reservada no que se refere ao conflito armado entre Israel e os terroristas palestinos do Hamas.

A guerra, como declarada pelos israelenses, começou no sábado (7), com ataques a partir da Faixa de Gaza.

Desde então, a única manifestação de Dino sobre o assunto foi a republicação de uma postagem da Força Aérea Brasileira (FAB), feita ainda na segunda-feira (9), sobre a operação de repatriação de brasileiros que ainda se encontram na zona de guerra.

Dino repostou publicação da FAB
Dino repostou publicação da FAB

Sem polêmica - A postura do titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública tem ares de estratégia: o foco parece ser evitar maiores polêmicas sobre o caso, que poderiam respingar no presidente.

Leia mais: Entenda por que acordos de Israel podem ter motivado ataque do Hamas

Desde que eclodiu o confronto, o governo federal já foi criticado por não citar o Hamas em uma nota do Ministério das Relações Exteriores, e pela lembrança de que o grupo terrorista parabenizou o presidente Lula pela vitória eleitoral em 2022.

Historicamente, partidos de esquerda têm defendido a Palestina nos confrontos com Israel. A força excessiva do mais recente ataque do Hamas no sul de Israel - e o fato de eles haverem assassinado e sequestrado vários civis -, contudo, levou a uma perda de popularidade dos terroristas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.