Eleições 2024

Roseana oficializa passagem do comando do MDB a Marcus Brandão

Deputada federal e ex-governadora diz que seguirá contribuindo como uma espécie de conselheira.

Gilberto Léda/ipolítica

- Atualizada em 28/09/2023 às 16h43
Decisões foram tomadas de formação consensual em reunião
Decisões foram tomadas de formação consensual em reunião (Gilberto Léda/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - A deputada federal Roseana Sarney confirmou nesta quinta-feira (28), durante reunião na sede estadual do MDB a entrega do comando político da sigla para Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão (PSB) e atual diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa.

Uma cerimônia formal ainda será realizada em novembro, durante convenção estadual da legenda. Mas, segundo a ex-governadora, desde agora o novo presidente já tem plenos poderes para comandar decisões com vistas ao melhor posicionamento do partido para as eleições de 2024.

Segundo ela, no momento, as metas da nova direção serão o fortalecimento de núcleos temáticos - como o MDB Mulher e o LGBTQIA+ - e a formalização de diretórios, se possível, em todos os municípios do Maranhão.

Leia mais: Iracema exalta Roseana e não descarta filiação ao MDB

“Eu achei melhor passar [o comando do partido] porque eu estou em Brasília, e ele aqui tem uma noção melhor do estado, poderá conversar com mais pessoas. Mas isso não será individualmente. Nós temos sempre dialogado, trocado opiniões, não é uma coisa isolada, é algo que estamos fazendo em conjunto para que o partido cresça, para que tenha essa renovação, com o intuito de fazer com que o partido volte a ser importante no Maranhão assim como nacionalmente”, declarou Roseana, destacando que também decidiu abrir mão da presidência estadual em virtude de compromissos partidários nacionais.

“Eu faço parte do diretório nacional, então, eu prefiro ficar acompanhando, opinando, colocando a minha experiência a serviço do partido, a serviço da presidência do partido no Maranhão, do que ficar lá em Brasília e aqui. Ficaria muito disperso e assim nós estamos centralizando a direção do partido e juntos, trocando ideias”, completou.

Um dado que chamou atenção no encontro de hoje foi a presença da presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Iracema Vale, que é filiada ao PSB, mas recentemente recebeu convite para se filiar ao MDB.

Estilo - Em entrevista ao Imirante, Marcus Brandão comentou como pretende conduzir a transição e seu período á frente da sigla. Segundo ele, Roseana Sarney - assim como outras lideranças do partido - seguirá sendo ouvida para a tomada de decisões, por meio de um conselho político.

“O meu estilo é democrático, de quem gosta de conversar. Então, nós estamos criando um conselho, onde eu estou sempre ouvindo a deputada Roseana, o ex-senador João Alberto, as pessoas mais tradicionais do partido”, disse.

Ele destacou, ainda, o fato de que, por fazer parte da base de apoio ao governador Carlos Brandão, o MDB precisa conduzir suas articulações municipais sem criar arestas com aliados.

“Logicamente, hoje a gente pertence a um grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão, agente também respeita todos os partido que apoiaram o governador, não estamos aqui para intervir, tirar de outro partidos, é uma coisa realmente bem tranquila, bem democrática, e estamos muito felizes de ver hoje uma procura muito grande pelo MDB”, ressaltou.

São Luís - Marcus Brandão também comentou o rumo que o partido deve tomar nas eleições de 2024 em São Luís.

O partido não tem veto a nenhum dos pré-candidatos postos na disputa - nem mesmo ao prefeito Eduardo Braide (PSD), que elegeu-se em 2020 derrotando candidatos do governo -, mas uma decisão ainda não foi tomada.

"São Luís é o epicentro da política do Maranhão, então requer mais concentração, mais pensamento, e a coisa ainda está muito se arrumando. A gente ainda não sabe quantos candidatos irão ter, cada um tem um potencial. Então, a gente está avaliando, mas, com certeza, a presença do MDB será decisiva na eleição de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.