(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Eleições em SL: discursos, gestos e fotos mostram cenário do MDB indefinido

Visita do ministro das Cidades, Jader Filho, movimentou a cena política em São Luís; encontros mostram que o MDB não tem posição definida para a sucessão na capital.

Ipolítica

Atualizada em 07/06/2023 às 10h55
Última agenda de Jader Filho no Maranhão foi com a deputada Roseana Sarney e também o ex-presidente José Sarney
Última agenda de Jader Filho no Maranhão foi com a deputada Roseana Sarney e também o ex-presidente José Sarney (Redes sociais/Reprodução)

SÃO LUÍS - A agenda de membros do MDB no Maranhão na terça-feira, 6, movimentou a cena política. Oficialmente, o ministro das Cidades Jader Barbalho Filho veio ao estado para entrega de casas e também para anunciar obras na área de saneamento básico.

Mas politicamente, as visitas que fez em São Luís, mais especificamente, chama atenção quando se o assunto é a sucessão de 2024. Barbalho foi ao Palácio dos Leões em agenda com o governador Carlos Brandão. Com ele estava a deputada federal Roseana Sarney e ainda o deputado Roberto Costa. O mais novo emedebista, Cleber Verde, também estava além de Marcus Brandão, diretor institucional da Assembleia Legislativa, novo membro do MDB e futuro presidente estadual da legenda.

Até aí, sem problemas já que o MDB faz parte da base aliada do Palácio dos Leões.

O que chamou a atenção foi a visita ao palácio do lado do Leões. Jader Barbalho foi a sede da Prefeitura de São Luís para se encontrar com o prefeito Eduardo Braide (PSD). Foi com ele Cleber Verde, que - por sinal - foi quem articulou a visita de última hora.

Não participou deste encontro Roseana Sarney, Marcus Brandão e nem Roberto Costa. Mas qual seria o motivo?

O motivo é que os três emedebistas que não visitaram Braide não estão alinhados com a ideia de Verde de apoiar a candidatura a reeleição do prefeito da capital. Não que eles não possam apoiar, mas não estão com questão fechada como está Cleber Verde.

O deputado, quando estava em busca de novo partido após deixar o Republicanos, queria um espaço que ele pudesse ter autonomia na direção municipal de São Luís. Esta foi uma condição colocada por Cleber Verde. E esta total autonomia é para justamente garantir o apoio da legenda que ele se filiaria para Eduardo Braide.

Segundo o próprio parlamentar, esta condição foi aceita por Baleia Rossi, presidente nacional do MDB e, por isso, ele entrou para os quadros da legenda.

Acontece que, antes do MDB discutir sucessão na capital, o partido está totalmente atrelado ao governo Carlos Brandão. E isto significa que qualquer posição da legenda vai depender da posição do Palácio dos Leões. 

Fica agora a dúvida de como vai se desenrolar esta novela interna. O melhor dos mundos seria todos convergirem para Braide. E todos significa apoio do governador também ao prefeito. Mas, pelos discursos e também pelos gestos, o clima não será tão ameno assim.

Agenda rápida

Na agenda de Jader Barbalho nas sedes do governo e da Prefeitura estavam ainda o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União) e o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha (MDB).

Os dois foram convidados por Cleber Verde para o encontro com o prefeito. O convite foi feito assim que a visita no Leões estava se findando.

“Vamos aqui do lado bem rápido para uma conversa”. Teria dito assim o novo emedebista.

Narrativas

Mas como política é guerra de narrativas, os aliados do prefeito Eduardo Braide se apressaram e falaram de um MDB cada vez mais próximo.

Já a turma mais ligada ao Palácio dos Leões correu para desconstruir esta versão mostrando nas fotos como não há fechamento do partido com Braide.

Observando

Já sobre a presença de Juscelino Filho em todas as agendas é o seguinte: primeiro ele é ministro de Estado precisa ter relação com os gestores. 

E depois, porque o União Brasil anda meio encima do muro observando a cena política em São Luís para depois saber a posição que deverá encarar.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.