Luto

Morre aos 84 anos, o pastor Mariano Garcia, vice-presidente da CONEMAD-MA

O pastor havia sido diagnosticado com câncer há mais de um ano e morreu em decorrência da doença.

Imirante

- Atualizada em 15/09/2023 às 16h15

Morreu, no fim da noite dessa quinta-feira (15), aos 84 anos, o pastor Mariano Garcia da Conceição, pastor jubilado da Assembleia de Deus Madureira, Campo Regional dos Tabernáculos da Cidade Operária (ISEAD-CO), em São Luís.

O pastor havia sido diagnosticado com câncer há mais de um ano e morreu em decorrência da doença.

Mariano Garcia da Conceição era pastor jubilado da Assembleia de Deus Madureira, Campo Regional dos Tabernáculos da Cidade Operária (ISEAD-CO), em São Luís. / Foto: Divulgação.
Mariano Garcia da Conceição era pastor jubilado da Assembleia de Deus Madureira, Campo Regional dos Tabernáculos da Cidade Operária (ISEAD-CO), em São Luís. / Foto: Divulgação.

O corpo do pastor está sendo velado na sede da ISEAD-CO, na avenida Este 203, unidade 203, no bairro Cidade Operária. O enterro está marcado para as 10h deste sábado (16), no Cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar (MA-201), em São José de Ribamar. 

O pastor Mariano era o 1º vice-presidente da Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus - Ministério de Madureira no Maranhão (CONEMAD-MA) e deixou um significativo legado para os membros da Assembleia de Deus no Maranhão.

“A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério de Madureira, Campo Regional dos Tabernáculos da Cidade Operária em São Luís – MA (ISEAD-CO), hoje presidida pelo Pr. Moisés do Carmo Conceição, é grata pela obra realizada por Deus na vida do Pr. Mariano Garcia da Conceição e sua família, pois a história do mesmo é a história de vida de uma família abençoada, que desde o início de sua carreira ministerial, dedicou-se ao Senhor da Seara para realizar o árduo – mas gratificante – trabalho evangelístico de expansão do Reino de Deus”, destacou a ISEAD-CO, por meio de nota.

Nascido em 17 de janeiro de 1939, no município de Barreirinhas, Mariano da Conceição foi um dos pioneiros da Assembleia de Deus no Maranhão, tendo aberto dezenas de igrejas na Grande São Luís.

Ele foi casado, por 54 anos, com a irmã Maria do Carmo Conceição, com quem teve 10 filhos biológicos e um adotivo.

O pastor ficou viúvo no dia 14 de março de 2014, tempos depois casou-se, novamente, com a irmã Irineide Fernandes Pinto da Conceição, que cuidou do pastor até o dia da morte dele.

Mariano era formado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde chegou a cursar Direito, mas não concluiu. Conceição também é doutor Honoris Causa por instituições de teologia em Brasília (DF) e Ribeirão Preto (SP).

Além de atuar na área religiosa, o pastor também tentou entrar na vida política, mas não conseguiu se eleger para nenhum cargo. Ele foi candidato a vereador, por São Luís em 2004, pelo Partido Republicano Progressista (PRP). Em 2010, ele se candidatou a Deputado Estadual no Maranhão, pelo Partido Social Cristão (PSC). E, em 2018, tentou a eleição para Deputado Federal, também no Maranhão pelo PSC. 

Em 2019, a Câmara Municipal de São Luís concedeu ao pastor Mariano o título de Cidadão Ludovicense, por seu trabalho missionário.

O pastor Mariano Garcia da Conceição recebendo o título de Cidadão Ludovicense, por seu trabalho missionário. / Foto: JR Celedônio.
O pastor Mariano Garcia da Conceição recebendo o título de Cidadão Ludovicense, por seu trabalho missionário. / Foto: JR Celedônio.

O pastor Mariano Garcia da Conceição é merecedor deste título de cidadania porque vem trabalhando, há anos, evangelizando pessoas e fundando igrejas Assembleia de Deus no Maranhão, dedicando sua vida a esta missão, nesta cidade e no Estado. Portanto, esta Câmara reconhece este cidadão como pessoa destacada na municipalidade”, frisou o autor da proposta, o então vereador Francisco Carvalho  (PSL).

O pastor homenageado agradeceu a honraria. “Minhas reverências a Deus, Pai, Filho e ao Espírito Santo, em primeiro lugar; ao vereador Francisco Carvalho e à Câmara, em segundo, por este título. Poderia dizer que não tenho tamanho para ganhar este título, porque sou pequenininho. Mas, pelas mãos dos nossos pastores e de Deus, o doutor Francisco Carvalho me deu este título”. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.