Luto

Morre o ex-deputado e fundador do Laboratório Gaspar, Antônio Pinheiro Gaspar

Natural de Viana, fundador do Laboratório Gaspar e ex-constituinte de 1988, ele estava internado em estado gravíssimo em São Luís.

Ipolítica

Atualizada em 17/01/2026 às 11h43
Antônio Pinheiro Gaspar
Antônio Pinheiro Gaspar (Divulgação)

SÃO LUÍS - Morreu neste sábado (17), aos 82 anos, o ex-deputado federal Antônio Pinheiro Gaspar. Ele foi fundador do Laboratório Gaspar. O empresário estava internado no Hospital São Domingos, em São Luís, onde não resistiu e foi a óbito.

Antônio Gaspar deu entrada na unidade hospitalar com quadro de choque séptico. Paciente oncológico, ele realizava tratamento quimioterápico, o que agravou o estado de saúde em razão da baixa imunidade. Apesar dos esforços da equipe médica, o quadro clínico evoluiu de forma crítica.

Gaspar participou de movimento estudantil na década de 1960

Filho de Conceição Maria Pinheiro Gaspar e Armando Oliveira Gaspar, Antônio Gaspar era natural do município de Viana. Formou-se em Farmácia e Bioquímica em São Luís. A trajetória pública teve início ainda no meio acadêmico, com forte atuação no movimento estudantil. Entre 1962 e 1964, presidiu a União Maranhense de Estudantes Secundaristas (UMES).

Ingressou na política partidária pelo PMDB e foi eleito deputado federal em 1986, com 24.189 votos. Na Câmara dos Deputados, integrou a Assembleia Nacional Constituinte, participando diretamente dos trabalhos que resultaram na promulgação da Constituição Federal de 1988.

Em 1990, filiou-se ao PSDB e disputou a reeleição para a Câmara Federal, sem sucesso. Em 1996, também pelo PSDB, concorreu à Prefeitura de Viana, sua cidade natal, mas não foi eleito. 

Depois de exercer mandato, Gaspar se dedicou à docência

Após esse período, afastou-se da vida política e passou a se dedicar à docência universitária e às atividades empresariais no setor farmacêutico.

Em 2013 ele foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Maranhão.

O Conselho Regional de Farmácia do Maranhão emitiu nota de pesar e lamentou o falecimento do empresário. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.