Cobranças

Por melhores salários, profissionais do Samu realizam paralisação em São Luís

A paralisação teve início às 7h e deve seguir até as 9h.

Imirante.com

Atualizada em 29/08/2023 às 09h19
Até as 9h, apenas 30% do serviço estará funcionando, após isso, os atendimentos serão normalizados. (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Até as 9h, apenas 30% do serviço estará funcionando, após isso, os atendimentos serão normalizados. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em São Luís, realizam uma paralisação de advertência, na manhã desta terça-feira (29), na sede da unidade do Samu, no bairro Filipinho, na capital. A paralisação teve início às 7h e deve seguir até as 9h.

De acordo com a categoria, a paralisação desta terça é em decorrência da defasagem salarial de cerca de 400 profissionais que atuam no Samu em São Luís. Até as 9h, apenas 30% do serviço estará funcionando, após isso, os atendimentos serão normalizados.

Profissionais se concentraram na sede da unidade, no bairro Filipinho. (Foto: Divulgação)
Profissionais se concentraram na sede da unidade, no bairro Filipinho. (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao Imirante.com, por telefone, o diretor da Executiva do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís (Sinfusp), Almeida Filho, explicou que a categoria não tem reposição salarial desde 2016. Os trabalhadores pedem reajuste de 16,2% e, caso não haja negociação com a Prefeitura, os profissionais estão dispostos a cruzar os braços de vez.

A classe cobra da Prefeitura de São Luís respostas e ameaça paralisar, de vez, os serviços na capital maranhense, caso não haja diálogo.

Ao Imirante.com, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que esteve reunida com representantes do Samu e que algumas solicitações da categoria foram prontamente atendidas.

A Secretaria também disse que segue sempre aberta ao diálogo, destacando a importância da manutenção do para a população.

Leia a íntegra da nota:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que esteve reunida com representantes do SAMU, cujas solicitações foram prontamente atendidas, tais como:

1. Equiparação da gratificação SUS para condutores;

2. Aumento da gratificação SUS para Auxiliares Operacionais de Serviços Diversos (AOSD’s);

3. Reforma da base descentralizada no São Bernardo;

A Semus destaca ainda que, nesta gestão, já houve entrega de equipamentos, fardamentos e ambulâncias novas, além de o salário dos servidores do SAMU estar em dia.

A Secretaria reforça que segue sempre aberta ao diálogo, destacando a importância da manutenção deste serviço essencial para a população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.