Alerta

Maranhão é o segundo estado que mais desmatou o cerrado em 2023, diz INPE

De janeiro até agosto, 1.181 km² foram desmatados do bioma, 10% a mais que no mesmo período de 2022.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 18/08/2023 às 22h59
Segundo o INPE, o município de Balsas, no Sul do Maranhão, foi o terceiro do país que mais desmatou o cerrado este ano.
Segundo o INPE, o município de Balsas, no Sul do Maranhão, foi o terceiro do país que mais desmatou o cerrado este ano. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou que o Maranhão é segundo estado que mais desmatou o cerrado em 2023. De janeiro até agosto, 1.181 km² foram desmatados do bioma, 10% a mais que no mesmo período de 2022.

Segundo o INPE, o município de Balsas, no Sul do Maranhão, foi o terceiro do país que mais desmatou o cerrado este ano. Foram 188 km² de áreas abertas pelo agronegócio na cidade, a maioria com autorização dos órgãos ambientais.

Leia também:

Queimadas no Maranhão: veja como essa situação pode gerar sérios danos ao sistema elétrico

Brasil registra aumento alarmante de 203% em queimadas

Entidades ligadas aos trabalhadores rurais alegam que a retirada da vegetação de forma indiscriminada, além dos prejuízos para o meio ambiente, está expulsando as comunidades tradicionais que dependem do cerrado maranhense para sobreviver.

“As comunidades tradicionais que significativamente protegem este bioma por meio de suas práticas sustentáveis estão sendo expulsas de suas terras, tradicionalmente ocupadas, por ausência de políticas públicas que lhe garantam título de propriedade”, disse Diogo Cabral, advogado da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA).

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.